Conecte-se conosco

Notícias

Grupo BBF monitora água de rios e igarapés na Amazônia

No Dia do Combate à Poluição, empresa reforça a importância do programa rigoroso de gerenciamento de recursos hídricos e a utilização de processos sustentáveis no cultivo da palma de óleo

Publicado

em

Pará, Brasil. 14/8/2024 – Temos consciência da nossa responsabilidade ambiental por estarmos em uma região tão relevante para a biodiversidade do planeta, explica Milton Steagall

No Dia do Combate à Poluição, empresa reforça a importância do programa rigoroso de gerenciamento de recursos hídricos e a utilização de processos sustentáveis no cultivo da palma de óleo

O monitoramento da qualidade da água é fundamental para identificar as condições dos corpos hídricos e definir o tratamento adequado para os efluentes, para que não haja qualquer prejuízo para a saúde do meio ambiente e das pessoas. É por isso que o Grupo BBF (Brasil BioFuels), produtor de óleo de palma na América Latina, realiza programas de gerenciamento de recursos hídricos rigorosos nos cinco estados da região amazônica em que atua. Ao todo, a empresa monitora 89 pontos superficiais e 65 pontos subterrâneos de rios e igarapés do Pará, Roraima, Rondônia, Acre e Amazonas.

Mais de 50 parâmetros físicos, químicos e biológicos são contemplados na rede de monitoramento do Grupo BBF. Para se ter uma ideia da relevância do número de pontos superficiais e subterrâneos avaliados pela empresa, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) conta com 215 pontos de monitoramento superficial nos cinco estados da região Norte que a companhia atua e a rede do Serviço Geológico Brasileiro (SGB) possui cerca de 90 pontos de monitoramento subterrâneos.

“A ANA e o SGB possuem um sistema integrado, que envolve a participação de diversos órgãos públicos e universidades, por exemplo. O nosso é um monitoramento privado, trazendo informações de todos os estados que operamos na região Norte do Brasil. Os monitoramentos que realizamos são executados por empresas independentes e são constituídos por procedimentos analíticos, que objetivam a avaliação periódica dos recursos hídricos, uma vez que mensuram as propriedades físicas, químicas ou biológicas da água”, afirma Carolina Casado, Superintendente de Sustentabilidade do Grupo BBF.

Entre as principais atividades do programa de gerenciamento de recursos hídricos do Grupo BBF estão as coletas em cursos hídricos superficiais e subterrâneos; análise laboratorial física e química das amostras com interpretação técnica; aplicação de medidas de controle; avaliação e monitoramento da eficácia e limpeza dos sistemas de tratamento de efluentes; capacitação dos colaboradores; elaboração de especificação técnica e avaliação de propostas de fornecedores de monitoramento hídrico; e implementação de sistemas de controle e tratamento de água e efluentes, para o reporte às áreas usuárias e ao órgão ambiental competente, permitindo a tomada de ações preventivas e corretivas. “Estamos em cinco estados da região amazônica e concentramos nosso cultivo sustentável da palma de óleo no Pará e em Roraima. Temos consciência da nossa responsabilidade ambiental, ainda mais por estarmos em uma região tão relevante para a biodiversidade do planeta.”, explica Milton Steagall, CEO do Grupo BBF.

Tratamento de efluentes e Compostagem com os resíduos da palma

Além de atender à Política Nacional de Recursos Hídricos, a partir do gerenciamento e monitoramento dos mananciais e incentivar o consumo consciente, com respeito aos limites outorgados de captação da água, o Grupo BBF realiza o tratamento de efluentes de sua operação. São 44 pontos de efluentes mantidos pela empresa nos cinco estados da Amazônia em que realiza as suas atividades.

“Os nossos efluentes industriais, após passarem por processo de tratamento físico, são utilizados como fonte eficiente de nutrientes no campo. Utilizamos um sistema mecanizado já aplicado em vários mercados agrícolas de modo a assegurar que os efluentes de nossas três plantas extratoras, localizadas em Roraima e no Pará, sejam aplicados de maneira uniforme por aspersão nas plantações, atendendo os critérios e procedimentos estabelecidos nas autorizações emitidas pelos órgãos ambientais competentes, evitando a poluição do solo e cursos d’água”, afirma Carolina.

O Grupo BBF também possui em suas operações o processo de aproveitamento econômico de subprodutos industriais em escala, transformando os resíduos naturais oriundos do processo de extração do óleo de palma em composto orgânico para utilização em suas áreas agrícolas.

O processo de compostagem da companhia permite a redução nos volumes de efluentes destinados diretamente no campo – processo de fertirrigação – bem como a melhor destinação dos resíduos orgânicos em áreas de cultivo de palma da empresa. A compostagem é uma técnica muito utilizada em diversos sistemas agroindustriais, maximizando a pegada de carbono com a redução do uso de fertilizantes petroquímicos (nitrogenados) e demais nutrientes que são extraídos com alto consumo energético fóssil. O objetivo do Grupo BBF é fortalecer o conceito de carbono neutro em suas operações nos próximos anos.

Além disso, o Grupo BBF investe continuamente em benfeitorias às comunidades no entorno de suas operações, contrinuindo com a preservação ambiental, desenvolvimento socioeconômico e geração de empregos e renda na região Norte.

Sobre o Grupo BBF

O Grupo BBF (Brasil BioFuels), empresa brasileira fundada em 2008, é produtora de óleo de palma na América Latina, com área cultivada superior a 75 mil hectares e capacidade de produção de 200 mil toneladas de óleo por ano. A empresa atua na criação de soluções sustentáveis para a geração de energia renovável nos sistemas isolados, com usinas termelétricas movidas a biocombustíveis produzidos na região. Sua atividade agrícola busca recuperar áreas que foram degradadas até 2007 na Amazônia, seguindo o Zoneamento Agroecológico da Palma de Óleo (ZAE), aprovado pelo Decreto 7.172 do Governo Federal, de 7 de maio de 2010.

O Grupo BBF criou um modelo de negócio integrado em que atua do início ao fim da cadeia de valor – desde o cultivo sustentável da palma de óleo, extração do óleo bruto, produção de biocombustíveis, biotecnologia, até a geração de energia renovável. As operações do Grupo BBF estão situadas nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Pará, compreendendo 38 usinas termelétricas (25 em operação e 13 em implementação), 3 unidades de esmagamento de palma de óleo, uma extrusora de soja e uma indústria de biodiesel.

Website: http://www.grupobbf.com.br

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Janeiro branco reforça importância da saúde mental

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo vivem com algum tipo de transtorno mental

Publicado

em

por

Belo Horizonte, MG 14/1/2025 – Dr. Leonardo Boni, esclarece que a cetamina é conhecida por sua ação rápida e o tratamento exige uma avaliação cuidadosa e monitorada

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo vivem com algum tipo de transtorno mental

Criada em 2014, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, a campanha janeiro branco tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância do bem-estar e da saúde mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo vivem com algum tipo de transtorno mental.

Ao longo de 2023, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 11.502 internações relacionadas à autodepreciação, o que representa uma média diária de 31 casos. Em 2024, uma pesquisa realizada pelo Calendário da Saúde, apontou que 45% dos entrevistados mencionaram sofrer de ansiedade, com uma maior prevalência entre mulheres (55%) e jovens de 18 a 24 anos (65%).

Uma pesquisa comandada pela CAUSE, em parceria com o Instituto de Pesquisa IDEIA e PiniOn, para a maioria dos brasileiros, a ansiedade foi a palavra do ano de 2024. Segundo a CEO do Instituto de Pesquisa IDEIA, Cila Schulman, “a ansiedade no Brasil de 2024 não é apenas uma questão individual; ela está ligada a um contexto social mais amplo. As pressões do cotidiano moderno, o impacto das redes sociais e o ritmo acelerado de mudanças geram um ambiente de sobrecarga emocional e mental”.

De acordo com Dr. Leonardo Boni, médico anestesista, diretor da Anescorp – Anestesia e Terapia Infusional, parceira da WMC+, há diversos transtornos mentais no mundo, e na maioria das vezes são caracterizados por uma combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamentos anormais, que podem afetar as relações com outras pessoas. “Mas, existem estratégias eficientes para a prevenção de transtornos mentais como a depressão. São vários tratamentos eficazes para os transtornos mentais e maneiras de aliviar o sofrimento causado por eles. Um deles, é o uso da cetamina”, explica.

Dr. Leonardo Boni, esclarece que a cetamina é conhecida por sua ação rápida e o tratamento exige uma avaliação cuidadosa e monitorada, devido às contraindicações. “Estudos apontam que cerca de 70% dos pacientes com depressão refratária, sentem uma melhora na primeira sessão de infusão do anestésico”.

Aprovada pelo FDA, em 2019, para uso no tratamento de depressões severas e resistentes, a cetamina é uma das alternativas contra o Transtorno Depressivo Maior (TDM), a depressão resistente ao tratamento (DRT), especialmente quando há ideação suicida. Dr. Leonardo Boni, pontua que a droga é um antagonista do receptor glutamatérgico N-metil-d-aspartato (NMDA), que foi proposto para contribuir com sua eficácia antidepressiva. “No entanto, ela tem uma série de efeitos complexos em processos centrais e sistêmicos mais amplos que foram propostos para formar os fundamentos biológicos do TDM”, salienta.

A cetamina é o primeiro exemplar de um antidepressivo de ação rápida com eficácia para sintomas resistentes ao tratamento de transtornos de humor. Sua descoberta surgiu de uma reconceitualização da biologia da depressão. Insights neurobiológicos sobre a eficácia da cetamina lançam nova luz sobre os mecanismos subjacentes à eficácia antidepressiva.

Conforme Dr. Leonardo Boni, “os efeitos antidepressivos rápidos, profundos e sustentáveis ​​da cetamina parecem prontos para transformar o tratamento da depressão, enquanto os mecanismos pelos quais ela pode funcionar estão derrubando a sabedoria popular sobre a neurobiologia subjacente”.

Website: https://www.instagram.com/anescorp/

Continuar Lendo

Notícias

Governo muda regras para o leilão de energia em 2025

O Ministério das Minas e Energia por meio da Portaria Normativa nº 97/25 alterou as regra estabelecida no final de 2024 pela Portaria Normativa nº 96/24 permitindo a participação de maior diversidade de geradores

Publicado

em

por

Rio de Janeiro, RJ 14/1/2025 – Autorizar a inclusão no leilão de expansões de fontes geradoras, acaba por reduzir custos e impactos ambientais ao aproveitar a infraestrutura já existente

O Ministério das Minas e Energia por meio da Portaria Normativa nº 97/25 alterou as regra estabelecida no final de 2024 pela Portaria Normativa nº 96/24 permitindo a participação de maior diversidade de geradores

No último dia 6, o Ministério das Minas e Energia (MME) publicou a Portaria Normativa GM/MME nº 97/25, que altera a Portaria Normativa GM/MME nº 96/24 modificando as regras de “realização do Leilão para Contratação de Potência Elétrica, a partir de empreendimentos de geração, novos e existentes que acrescentem potência elétrica ao Sistema Interligado Nacional – SIN”.

De acordo com as novas regras, poderão participar do Leilão de Reserva de Capacidade na Forma de Potência (LRCAP) 2025, a ser realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 27 de junho deste ano, tanto empreendimentos já existentes como os novos de geração termelétricas a gás natural e biocombustíveis, sem inflexibilidade operativa, a serem entregues entre 2025 e 2030.

Também será objeto do leilão o produto potência hidrelétrica 2030 oriundo de empreendimentos de ampliação de capacidade instalada, por meio da instalação de novas unidades geradoras, de usinas hidrelétricas existentes despachadas centralizadamente e que não foram prorrogadas ou licitadas nos termos da Lei nº 12.783, de 11 de janeiro de 2013, exceto aquelas que foram licitadas no regime de cotas e que tem parte da garantia física fora desse regime, conforme disposto no art. 2º-A da Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1997.

Ricardo Vivacqua, sócio fundador da Vivacqua Advogados entende que, “apesar do crescimento na capacidade de geração de energia elétrica dos últimos anos gerar uma sobreoferta de energia para 2025, a depender do crescimento de consumo de nos próximos anos é importante que os leilões venham a abranger a maior quantidade de fontes geradoras possíveis até porque com isso se aumenta a competitividade no leilão”.

Continua o advogado, “independentemente da importância da diversificação da matriz energética, autorizar a inclusão no leilão de expansões de fontes geradoras, acaba por reduzir custos e impactos ambientais ao aproveitar a infraestrutura já existente, isso é claro além de ser uma medida mais segura sob o aspecto do fornecimento de energia elétrica”.

Website: https://www.vivacquaadvogados.com/

Continuar Lendo

Notícias

Manpower abre vagas na área de produção e logística

Manpower abre vagas de emprego na cidade de Campinas. As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Produção e Auxiliar de Logística, os profissionais interessados têm até o dia 27 de janeiro para se candidatar

Publicado

em

por

Campinas-SP 14/1/2025 –

Manpower abre vagas de emprego na cidade de Campinas. As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Produção e Auxiliar de Logística, os profissionais interessados têm até o dia 27 de janeiro para se candidatar

O ManpowerGroup Brasil, uma consultoria de soluções de Recursos Humanos, que atua em todo o território nacional, está realizando o recrutamento de 40 vagas de emprego para a região de Campinas. 

A empresa busca por pessoas interessadas em ingressar no mercado de trabalho. As vagas são abertas para todos os públicos, e os profissionais interessados têm até o dia 27 de janeiro para se candidatar a essas oportunidades de emprego.  

As principais atividades do auxiliar de produção incluem: realizar movimentação, inspeção, triagem, montagem, higienização e embalagem de setup boxes e modens. Para serem elegíveis às posições, os trabalhadores precisam ter Ensino fundamental completo, disponibilidade de horário e é desejável experiência na área de produção.  

Já para as vagas de auxiliar de logística, os profissionais serão responsáveis por atividades como: recebimento, separação de peças, movimentação de materiais, organização e teste de insumos. Para ser elegível a vaga é necessário ter Ensino Fundamental completo, e é desejável experiência na área logística. 

Entre os benefícios oferecidos aos colaboradores estão vale transporte, vale refeição e seguro de vida. 

Os profissionais interessados podem realizar o cadastro, até dia 27 de janeiro, por meio do link: https://forms.office.com/r/XwtHBkmvJk

Para acessar outras oportunidades de emprego, basta acessar o portal de vagas e conferir todas as opções disponíveis: https://vagas.manpowergroup.com.br/

Website: https://vagas.manpowergroup.com.br/

Continuar Lendo

Em Alta

...