Conecte-se conosco

Regional

Carteira de identificação especial garante cidadania para mais de 22 mil pessoas com espectro autista

Documento gratuito emitido pelo Governo de Minas já chegou a mais de 700 munícipios, e coleciona histórias de superação e autonomia

Foto: Sedese / Divulgação

Publicado

em

“Eu sou Arthur, um garoto autista. Eu tenho 16 anos e sou fã do Hulk, do Galo”.

A fala entusiasmada de Arthur Hygino mostra o papel importante da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). No mês em que se comemora a Conscientização sobre o autismo, o documento gratuito emitido pelo Governo de Minas alcançou a marca histórica de 83% dos municípios atingidos (727 municípios), beneficiando e garantindo a cidadania de mais de 22 mil pessoas (22.633).

“Sou a mãe do Arthur. Ele é um adolescente autista que hoje anda de forma identificada. A Ciptea facilitou muito a nossa vida”, reconhece Maria Suely.

A enfermeira conta que durante muitos anos teve dedicação exclusiva nos cuidados ao filho, e hoje comemora a autonomia alcançada por Arthur.

“Durante o período da descoberta do diagnóstico nós passamos por alguns preconceitos, justamente por não ter antes uma forma de identificação dos autistas. Hoje, como nós temos a Ciptea, que é a identidade do autista, isso nos auxiliou muito”, reforça.

Graças à dedicação da família, e com o apoio da Ciptea, o atleticano apaixonado por futebol pôde frequentar estádios, passear pelas ruas do bairro e usar o transporte público sem a preocupação de ser questionado por recorrer aos seus direitos.

Visibilidade

A Ciptea foi desenvolvida para garantir os direitos das pessoas com TEA, que muitas vezes são expostas a situações que não respeitam suas especificidades ou comprometem sua segurança e integridade.

Com esse documento, o cidadão tem direito ao pronto atendimento e prioridade no acesso a serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Vinícius Carvalho é pai do pequeno Marcelo, e conta que já viveu episódios difíceis para conseguir atendimento.
O empresário relata que desde que começou a identificar o filho com a Ciptea, a família ficou mais tranquila e confortável.

“Nós já chegamos a passar por situações de constrangimento em fila de supermercado, de postos de saúde, e até mesmo de idosos reclamando, porque o Marcelo estava na fila preferencial. A Ciptea facilitou para as pessoas entenderem as dificuldades do meu filho”, pontua.

O documento também contém informações de identificação da pessoa com TEA, contato de emergência e pode conter informações de seu representante legal ou cuidador, o que traz mais segurança e autonomia para os beneficiários da Ciptea.

Imagem: Divulgação Sedese

Facilidade para emitir

A Ciptea é um documento gratuito, e pode ser solicitado de forma fácil e rápida pela internet, pelo canal digital cidadao.mg.gov.br ou pelo MG App. Também é possível solicitar o documento, presencialmente, em uma das 32 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) do estado.

Para realizar o processo virtual, o usuário precisa ter uma assinatura eletrônica Gov.br nível prata ou ouro.

É preciso realizar um cadastro, preencher as informações e anexar os documentos exigidos.

Após fazer a solicitação, o usuário receberá as atualizações do processo pelo e-mail cadastrado. A solicitação é enviada para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) que é responsável pela análise e aprovação dos documentos.

Caso a Ciptea seja aprovada, a carteira digital é emitida. O cidadão pode ter acesso ao documento de forma rápida e segura através de um dispositivo móvel, além de poder baixar a Carteira de Identificação. Para mais informações sobre o serviço e informações sobre documentos necessários para emissão do documento, clique aqui.

O empresário Vinícius Carvalho relembra o processo para solicitar e emitir a Ciptea do filho Marcelo, tudo de forma online e descomplicada. “Quando o neurologista fechou o laudo dele como autista, imediatamente eu entrei no site do Governo e consegui fazer a carteirinha, tudo muito simples. Com menos de uma semana a carteirinha já estava disponível para a gente poder baixar e, inclusive, poder imprimir”, contou.

Validade nacional

A implementação da Ciptea foi resultado de um esforço conjunto do Governo de Minas, em parceria com associações, conselhos, representantes da sociedade civil e futuros usuários, demonstrando um compromisso efetivo com a inclusão e o bem-estar das pessoas com TEA.

A partir da regulamentação da Lei 13.977, conhecida como “Lei Romeo Mion”, de 8/1/2020, a Sedese e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) iniciaram o trabalho para implementação do sistema de emissão da Carteira de Identificação que é emitida desde dezembro de 2021.

“A Ciptea é um motivo de muito orgulho para nós. Essa carteira serve para identificar e para incluir essas pessoas em serviços essenciais”, destaca a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá. “É uma política inclusiva e acolhedora para os mineiros”, completou.

“A Ciptea vem transformando a vida da pessoa com autismo em Minas Gerais desde a primeira emissão do documento, que trouxe inúmeros benefícios na garantia dos direitos de atendimento e acesso a serviços, além de mitigar episódios de preconceito em que a família e a pessoa autista poderiam enfrentar, destaca o secretário-chefe de Casa Civil, Marcelo Aro.

Aro reforça ainda que a Carteira de Identificação passou por diversas atualizações e chegar à marca histórica de municípios alcançados pela política pública demonstra a preocupação do Governo de Minas em tornar a vida dos mineiros mais inclusiva.

Nacional

Em 2023, para dar mais visibilidade e seguridade para os usuários da Ciptea, o governador Romeu Zema sancionou a Lei 24.532/23 que regulamentou a validade em todo território nacional do documento expedido em Minas.

“A carteira é válida em todos os estados do Brasil e foi implementada para entender as especificidades das pessoas com TEA. É interessante que muitos órgãos públicos e privados aceitam a Ciptea. As pessoas estão começando a conhecer e a entender para que ela foi implementada”, destaca a diretora Estadual de Políticas para Pessoas com Deficiência, Ana Lúcia de Oliveira.

Desburocratização

Desde a sua implantação, em dezembro de 2021, o Governo de Minas trabalha para implementar melhorias nos processos de emissão da Ciptea, a fim de contribuir para uma melhor experiência do cidadão.

Além da assinatura eletrônica, desde fevereiro de 2024 é possível realizar a alteração de informações no documento 100% on-line, sem que o usuário precise se deslocar até uma UAI.

O cidadão pode pedir para alterar, por exemplo, dados pessoais, como nome social, cuidador, tipo sanguíneo, código da Classificação Internacional de Doenças (CID), endereço, entre outras informações, o que contribui para desburocratizar ainda mais o processo.

“Esse é um benefício para as famílias e para as próprias pessoas com TEA. Às vezes a pessoa precisa ir até uma UAI, precisa se deslocar com uma criança com autismo para solicitar a alteração. Agora ela pode fazer isso com mais facilidade”, ressalta Ana Lúcia de Oliveira.

A alteração no sistema também vai beneficiar todos os usuários da Ciptea quando for preciso renovar o documento que tem validade de cinco anos.

Abril azul

O mês de conscientização Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de reconhecer os desafios enfrentados pelas pessoas com TEA, suas habilidades, contribuições e necessidades específicas.

A data de 2/4 foi então reconhecida, em 2007, para ampliar a compreensão e promover a inclusão dessas pessoas. No Brasil, a data foi instituída em 2018.

 

Por | Agência Minas

Regional

Projeto Futuro no Campo, focado em jovens rurais, tem inscrições abertas

Iniciativa do Governo de Minas oferece capacitações e ações de estímulo ao desenvolvimento profissional.

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para o programa Futuro no Campo, que visa estimular o protagonismo do jovem rural e apoiar os processos de sucessão no meio rural.

A iniciativa do Governo de Minas, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), vai beneficiar, em 2025, 500 jovens com capacitações e ações de fomento de atividades do campo.

Podem participar agricultores ou filhos de agricultores familiares, entre 16 e 29 anos, residentes no meio rural. As inscrições no programa vão até o dia 22/11 e deverão ser feitas através da equipe técnica local da Emater-MG, no município de origem do jovem interessado.

O coordenador técnico estadual da Emater-MG, José Custódio do Nascimento Júnior, explica que os participantes têm que se enquadrar nos critérios de seleção estabelecidos no edital do programa, disponível no site da Emater-MG.

“Para participar, o jovem precisa que em seu município a Emater-MG possua em seu quadro de servidores: Extensionista Agropecuário I e/ou Extensionista Agropecuário II, que são profissionais capacitados para fazer o acompanhamento técnico dos inscritos no projeto escolhido. Os interessados têm de participar de alguma forma do empreendimento agrícola familiar e devem apresentar as documentações e autorizações pedidas”, cita Custódio.

Projetos em várias áreas

Inicialmente, o programa Futuro no Campo irá abranger os projetos Jovens do Café, Jovens do Leite e Jovem Empreendedor Rural (Olericultura, Fruticultura, Apicultura e Avicultura de Postura) e será voltado para ações de fomento.

“O jovem inscrito em apicultura, por exemplo, vai receber um kit do projeto, capacitações em formato virtual e presencial e acompanhamento técnico por 12 meses. O extensionista da Emater-MG irá conduzir o jovem desde o início do trabalho até a parte de comercialização da produção. Além da capacitação na área específica, ficarão disponíveis ainda para o estudante capacitações na área de gestão do empreendimento”, explica o coordenador.

Cada jovem poderá se inscrever em um único projeto. Mas Custódio alerta que a participação no Futuro no Campo implica na aceitação integral de todas as condições estabelecidas no programa.

“São obrigações dos jovens cadastrados no programa: atenção aos estudos, melhora progressiva da relação familiar, trabalho e estudo no projeto ao qual venha a ser selecionado, estar disponível nos horários marcados para o recebimento da assistência técnica, entre outras exigências”, diz o coordenador.

Classificação

O processo de seleção será feito a partir de alguns critérios descritos no edital e com pesos diferenciados. “Os jovens que possuírem maior pontuação nesses critérios serão classificados, respeitando o número de vagas disponíveis por projeto. Em caso de empate nas pontuações, será declarado vencedor o candidato do sexo feminino”, explica Custódio.

A comissão de seleção fará análise das inscrições e emitirá resultado de classificação para posterior publicação. A relação dos jovens selecionados a participar do programa Futuro no Campo será divulgada no site da Emater-MG até o dia 2/12/2024.

 

Por | Agência Minas

Continuar Lendo

Regional

Conselhos para ter sucesso como empreendedor

Publicado

em

Leonardo Chucrute – ZeroHum / Foto: Tiberius Drumond

Leonardo Chucrute é Gestor em Educação e CEO do Zerohum

Empreender é um caminho cheio de desafios e obstáculos. A realidade é que aprendemos muito mais na prática do que na teoria. Os empreendedores que alcançam o sucesso e o reconhecimento não conquistaram isso da noite para o dia. Também não foi um golpe de sorte. A realidade é que por trás existe muito trabalho e dedicação.

Tenha em mente que todas as organizações dispõem de um componente em comum para ter sucesso e destaque em seu meio: as pessoas. O sucesso ou o fracasso de um empreendimento tem sua definição por diversos fatores, como, por exemplo, o empenho da equipe e o relacionamento que os colaboradores conseguem manter com os clientes.

Uma das atitudes mais importantes que um líder deve ter é saber como motivar sua equipe. Para isso, é fundamental que a comunicação na empresa seja clara. Lembre-se de que para seu time dar certo, a comunicação deve ser clara, concisa e com afeto. Explique aos seus colaboradores o que se espera deles naquele projeto. Deixe claro, de maneira simples e eficiente, para que entendam o que deseja e para que seja feito dentro do prazo estipulado.

Conselhos para ter sucesso como empreendedor / Foto: Pexels / Foto de RF Studio

Mais um conselho é focar na gestão de pessoas. Quando isso é feito de modo eficaz, o colaborador consegue gerar em si um sentimento de realização, uma sensação de dever cumprido por fazer aquilo que a empresa espera. É essencial criar esse senso de trabalho em equipe, pois ele envolve relacionamento entre as pessoas dos mesmos setores, com setores próximos, com a direção e com os clientes.

Além disso, tenha um planejamento estratégico. Ele vai ajudar seu negócio a ser mais produtivo e organizado. Ainda o ajudará se desenvolver melhor, a reconhecer problemas que possam surgir ao longo do caminho e identificar oportunidades de melhoria para o seu negócio.

O sucesso é fruto de muito trabalho e dedicação. Seja perseverante e concentre-se em melhorar como líder e em criar um ambiente de trabalho saudável para seu time. Com persistência, coragem e valorizando as pessoas da sua equipe, você estará no caminho certo para crescer como empreendedor.

(*) Leonardo Chucrute CEO do Zerohum, mentor de empresários, palestrante e autor de livros didáticos.

 

Por | Joyce Nogueira – Drumond Assessoria de Comunicação

Continuar Lendo

Regional

VIII Fórum Mineiro de Cidades Inteligentes e Sustentáveis é realizado em Belo Horizontes

Publicado

em

Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) vai realizar, em Belo Horizonte, o VIII Fórum Mineiro de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, nesta segunda-feira, 11 de novembro de 2024. O evento faz parte de uma série de encontros realizados no estado para promover o conhecimento, a divulgação de boas práticas, além de promover o diálogo entre especialistas do setor e gestores públicos.

O Fórum, que  é organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) “Cidades Inteligentes”, tem como objetivo estimular o crescimento de ambientes urbanos mais inteligentes e sustentáveis, unindo instituições públicas e privadas para fomentar soluções inovadoras, além de apresentar alternativas para redução de custos administrativos e operacionais dos municípios utilizando inovação tecnológica.

Os profissionais da engenharia, da agronomia e das geociências desempenham papel essencial nesse processo, trazendo inovação e otimização de recursos para a construção de um futuro mais sustentável.

A programação inclui palestras e painéis com temas como “Inovação por meio da transformação digital” e “Cidades resilientes e prevenção de desastres urbanos”, visando uma sociedade mais conectada e preparada.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link https://www.sympla.com.br/evento/viii-forum-mineiro-de-cidades-inteligentes-e-sustentaveis/2722439 , onde também está disponível a programação completa.

VIII Fórum Mineiro de Cidades Inteligentes e Sustentáveis

Data: 11 de novembro de 2024
Horário: 13h30 às 21h
Local: Sede do Crea-MG – Avenida Álvares Cabral, 1600. Santo Agostinho, BH/MG. | 6°andar

 

Por | Iane Chaves – Assessoria de Imprensa do Crea-MG

Continuar Lendo

Em Alta

...