Conecte-se conosco

Notícias

Aquicultura sustentável: biorremediação em áreas de cultivo para obter um ambiente saudável e um negócio rentável

Aborda-se, nesta notícia, o tema de utilizar micro-organismos para acelerar o processo de degradação da matéria orgânica na coluna de água estabilizando e impedindo a eutrofização dos viveiros, trazendo assim diversos benefícios ao aquicultor.

Publicado

em

Goiânia, GO 26/2/2021 – Além da Legislação vigente, a adequação de processos produtivos e políticas de gerenciamento ambiental já são exigências do mercado consumidor.

Aborda-se, nesta notícia, o tema de utilizar micro-organismos para acelerar o processo de degradação da matéria orgânica na coluna de água estabilizando e impedindo a eutrofização dos viveiros, trazendo assim diversos benefícios ao aquicultor.

O princípio básico de qualquer tecnologia, seja ela recente ou não, considera a prevenção como “prioridade mor”, pois é muito mais seguro e viável antecipar e “prevenir” ao ter que “remediar” um problema já instalado.

Os que já utilizam essas ferramentas biotecnológicas, hoje entendem o quão importante e fundamental é o uso desse instrumento para o setor produtivo (agroindústrias em geral).

Além da obrigação de atender a legislação ambiental vigente, a adequação de processos produtivos e políticas de gerenciamento ambiental já são exigências do mercado consumidor (interno e externo).

Biorremediação em áreas de cultivo

De uma forma geral, o programa de biorremediação pode ser adaptável a qualquer necessidade da cadeia produtiva, consolidando-se a partir dos objetivos almejados e condições específicas das atividades de cada propriedade (agroindústria).

Especificamente para fazendas de produção de peixe e camarão, é comum a exalação de forte odor desagradável e elevada presença de sólidos não degradados logo após a despesca (lodo orgânico).

Entre outras dificuldades, a alta concentração de amônia durante o cultivo ocorre em função de uma baixa atividade microbiana em que a microbiota presente no viveiro não é suficiente para propiciar o equilíbrio do ambiente (água, solo e estuário).

A tecnologia do Ecomix G®

É um digestor orgânico utilizado para acelerar o processo de decomposição sem danos ao meio ambiente (organismos aquáticos). Formulação com funções específicas para degradação de lipídios, amidos e proteínas.

O espectro e a ação do Ecomix G® é muito maior do que simplesmente usar nitrogênio como fonte de energia para a divisão celular. Como resultado, seu uso pode dissolver e digerir cargas orgânicas 7 vezes mais rápido do que um processo natural.

As cepas presentes em sua formulação são culturas de fácil adaptação em tanques e viveiros, com divisões celulares extremamente rápidas (por multiplicação) ocorrendo a cada 25 minutos.

A adição do Ecomix G® demonstrou ser uma alternativa extremamente viável e eficiente para melhorar a produtividade e reduzir impactos causados por doenças ao longo do cultivo (mortalidade x conversão alimentar).

Além disso, também preserva o meio ambiente reduzindo a carga orgânica descartada no estuário ou bacia de sedimentação para recirculação (N, P, DBO e DQO).

Ecomix G® contém 03 espécies de bacilos. Formulação em gel:
1) Bacillus Subtilis – Digestor Lipídico;
2) Bacillus Licheniformes – Digestor de Proteínas;
3) Bacillus Amyloliquefaciens – Digestor de Amidos.

Concentração microbiológica: 3,4 x 10 à nona (Ufc/g).

Benefícios alcançados com o uso de Ecomix G®:

• Melhor distribuição dos nutrientes aquáticos;
• Redução de amônia e proliferação de algas;
• Redução de carga orgânica na coluna d’água e sedimento;
• Estabilização de O.D na superfície e fundo do viveiro;
• Digestão completa do lodo no fundo do viveiro (excremento e sobras de ração);
• Melhor controle dos níveis de amônia e remoção da carga orgânica no solo e na coluna de água;
• Aumento da disponibilidade de proteína e enzimas em sistema de produção bioflocos e estabilização de oxigênio dissolvido durante todo cultivo.

Resultados obtidos – Biorremediação em corpos hídricos

Em situações onde a relação N:P colabora para a produção excessiva de algas verdes (cianofíceas), a inclusão de Ecomix G®, aliada a um manejo específico podem garantir a obtenção de grande sucesso no processo de remediação.

Além de remover compostos nitrogenados, o produto Ecomix G® tem se mostrado uma excelente ferramenta para remoção de carga orgânica tanto na coluna d’água como no sedimento.

Os resultados obtidos em diversas situações (córregos e lagos) atingiram remoção de 91% (DBO) e 72% (DQO) em um período médio de 60 dias de utilização.

Website: http://www.ecocla.com.br/loja

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Dr. Antônio Mendes assume presidência da ABENEPI-GO

O Dr. Antônio Mendes, médico psiquiatra infantil, assume a presidência da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins – GO (ABENEPI-GO). A cerimônia de posse e as celebrações vão acontecer no Grá Rooftop, em Goiânia, no dia 26 de abril de 2024.

Publicado

em

por

Goiânia, GO 30/4/2024 –

O Dr. Antônio Mendes, médico psiquiatra infantil, assume a presidência da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins – GO (ABENEPI-GO). A cerimônia de posse e as celebrações vão acontecer no Grá Rooftop, em Goiânia, no dia 26 de abril de 2024.

O Dr. Antônio Mendes foi anunciado como o primeiro Presidente da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins, representando o estado de Goiás. A posse oficial está programada para o dia 26 de abril de 2024, no Grá Rooftop, em Goiânia. O evento inaugural terá início com a abertura da 1ª Jornada de Atualização em Saúde Mental na Infância e Adolescência da ABENEPI-GO no K Hotel e reunirá especialistas de todo o país. Após, os convidados participarão de um coquetel na companhia do Presidente, no Grá Rooftop, local escolhido para a cerimônia formal, no dia 26 de abril de 2024.

A 1ª Jornada de Atualização em Saúde Mental na Infância e Adolescência será composta por palestras, cursos, workshops, colaboração de especialistas de diversas regiões do Brasil e apresentações científicas. Tópicos como o manejo de emergências psiquiátricas, o impacto do uso problemático da internet e estratégias para o tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) estão na programação do evento. A programação na íntegra pode ser encontrada no site da ABENEPI.

O Dr. Antônio Mendes, em suas primeiras declarações como presidente da ABENEPI – GO, destacou a cidade de Goiânia como um pilar essencial para a educação e cooperação. Ressaltou que o evento inaugural foi planejado para fomentar a integração das especialidades de neurologia, psiquiatria infantil e profissões afins. “Como um marco, este evento inaugural criará uma estrutura sólida para o desenvolvimento de colaborações futuras e para o avanço no tratamento e entendimento das condições psiquiátricas na infância e adolescência”, afirmou o presidente Dr. Antônio Mendes.

O Dr. Antônio Mendes, além de ser o primeiro presidente da ABENEPI de Goiás, também é especialista em psiquiatria infantil e do adolescente, com formação pelo Instituto de Psiquiatria e Neurociências – Pax Clínica e pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. É diretor técnico do Instituto Resilienza, centro de saúde mental. Foi coordenador e professor de Psiquiatria do curso de Medicina na Universidade Evangélica de Goiás e atualmente é membro da Associação Brasileira de Psiquiatria e da Associação Psiquiátrica de Goiás. Além de ser Especialista em Gestão e Execução Estratégica em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein e Master of Business Administration (MBA) em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. O Presidente possui ainda, especialização em Emergências Psiquiátricas pela Universidade de São Paulo (USP) e é pós-graduando em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense.

“Na função de presidente, comprometo-me a buscar iniciativas que melhorem o acesso aos serviços de saúde mental especializado e de qualidade para as crianças e adolescentes de Goiás e de todo o Brasil”, afirmou ele. “Assumir a presidência da ABENEPI-GO é uma das maiores honras de minha carreira”, continuou. Ele enfatizou a importância da colaboração entre a equipe multidisciplinar para enfrentar os desafios da saúde mental na infância e adolescência, dizendo: “Representa um passo significativo na direção certa para garantir que as necessidades emocionais e psíquicas das gerações futuras sejam atendidas de maneira eficaz e compassiva.” Ele conclui expressando seu otimismo: “É um momento de esperança e progresso para a saúde mental das crianças e adolescentes do estado e do país.”

A ABENEPI

Fundada em 1967 por Dr. Stanislau Krynski e Dr. Antonio Branco Lefèvre, a Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI) foi concebida como uma resposta à necessidade de métodos de avaliação mais precisos para diagnósticos neuropsiquiátricos em crianças. Desde então, tem se dedicado a promover estudos e práticas que melhoram o entendimento e o tratamento das condições neuropsiquiátricas na infância e adolescência.

Website: https://www.instagram.com/antoniomendes.psiquiatra/

Continuar Lendo

Notícias

Como Olímpia pretende atrair 6 milhões de visitantes em 2024

Olímpia, localizada a cerca de 500 quilômetros de São Paulo, vem se destacando no cenário nacional, com atrações para todos os gostos. CEO da RTSC analisa momento próspero para o turismo da região.

Publicado

em

por

São Paulo-SP 30/4/2024 – A combinação entre atrações naturais, infraestrutura moderna e atividades de lazer transformou Olímpia em um destino de férias atraente.

Olímpia, localizada a cerca de 500 quilômetros de São Paulo, vem se destacando no cenário nacional, com atrações para todos os gostos. CEO da RTSC analisa momento próspero para o turismo da região.

Nos últimos anos, a cidade de Olímpia, localizada a cerca de 500 quilômetros de São Paulo, vem se destacando no cenário nacional, com atrações para todos os gostos. A fama do local vem sendo impulsionada, principalmente, pelos seus dois parques aquáticos, que atraem visitantes de todo o país: Thermas dos Laranjais e Hot Beach. De acordo com dados da prefeitura da cidade, o número de visitantes praticamente dobrou nos últimos anos, passando de cerca de 3 milhões em 2019 para quase 5 milhões em 2023. Apenas em janeiro de 2024, a cidade recebeu mais de 600 mil turistas, segundo dados do Observatório Regional de Turismo e Eventos de Olímpia (Orte). A projeção para 2024 é de alcançar a marca dos 6 milhões.

Além dos parques aquáticos, a cidade vem investindo nas chamadas “atrações secas”, como o Vale dos Dinossauros, Museu de Cera e circuito gastronômico, com opções que vão do churrasco à comida japonesa. Recentemente, foi anunciada a construção do primeiro parque temático virtual da América Latina, o Orionverso. Com investimento estimado em R$ 38 milhões, a atração ocupará uma área de mais de 6 mil m² na principal avenida da cidade, com expectativa de receber até 2 mil visitantes por dia.

Para atender a esse fluxo crescente de turistas, a cidade tem investido na melhora de sua infraestrutura e atualmente possui a segunda maior oferta de leitos de hospedagem do Estado, atrás apenas da capital, São Paulo. Dois exemplos são o Olímpia Park Resort e o Solar das Águas Park Resort, um dos maiores resorts multipropriedade do Brasil, de acordo com levantamento do site Turismo Compartilhado. Com mil apartamentos e capacidade para receber até 6 mil hóspedes, o Solar das Águas fica no Parque do Sol, primeiro bairro planejado de resorts do país – uma área de 380 mil m² prevista para abrigar até seis resorts, centro comercial e centro de convenções, em um plano de 15 anos, ampliando a relevância de Olímpia no cenário do turismo nacional.

“A combinação entre atrações naturais, infraestrutura moderna e uma variedade de atividades de lazer transformou Olímpia em um destino de férias atraente para famílias em busca de diversão e boa relação custo-benefício”, explica Marcos Jorge, fundador e CEO da RTSC, holding que apoia o desenvolvimento do turismo no Brasil.

Outra novidade que deve contribuir para o aumento do fluxo de visitantes na cidade é a construção de um aeroporto local, que deverá ficar pronto no primeiro semestre de 2026. “O investimento em infraestrutura nesses destinos é fundamental para atrair um turista cada vez mais qualificado”, destaca o executivo.

Sobre a RTSC

Fundada em 2014, a RTSC investe no ecossistema do turismo em todo o Brasil a fim de ampliar as opções de hotelaria para brasileiros e estrangeiros. Atualmente, a holding conta com 1.000 colaboradores, 500 mil investidores e R$ 11 bilhões sob gestão.

Website: https://www.linkedin.com/company/rtscholding/

Continuar Lendo

Notícias

Relatório aponta dados da Sondagem Indústria da Construção

O relatório afirma que índices de satisfação com a margem de lucro operacional, a situação financeira e a facilidade de acesso ao crédito caíram durante o período de análise.

Publicado

em

por

Brasil 30/4/2024 – O setor da construção deve buscar estratégias inovadoras e parcerias sólidas para superar as dificuldades financeiras e de acesso ao crédito.

O relatório afirma que índices de satisfação com a margem de lucro operacional, a situação financeira e a facilidade de acesso ao crédito caíram durante o período de análise.

Segundo os dados apresentados na publicação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), sobre os dados Sondagem Indústria da Construção, referente ao mês de março de 2024, as condições financeiras do setor no primeiro trimestre do ano sofreram um declínio. Os índices de satisfação com a margem de lucro operacional, a situação financeira e a facilidade de acesso ao crédito caíram durante o período, conforme os dados apontados no estudo.

De acordo com o relatório, o índice de satisfação com a margem de lucro operacional registrou uma redução de 2,0 pontos em comparação com o último trimestre de 2023, alcançando 43,6 pontos. Esse resultado, segundo o relatório, mantém o indicador abaixo da linha divisória dos 50 pontos, indicando um aumento da insatisfação com a margem de lucro. Além disso, o estudo aponta que o índice de satisfação com as condições financeiras caiu 3,0 pontos, situando-se abaixo dos 50 pontos, o que demonstra uma transição para a insatisfação com a situação financeira.

A publicação também informa dados sobre o índice de facilidade de acesso ao crédito, que segundo o relatório, diminuiu 0,6 ponto, atingindo 39,7 pontos. O estudo afirma ainda que essa queda indica que os empresários do setor continuam a enfrentar dificuldades no acesso ao crédito, o que pode impactar negativamente as atividades de construção no país.

José Antônio Valente, diretor da empresa de aluguel de equipamentos Trans Obra, afirmou que é preocupante observar que o índice de satisfação com a margem de lucro operacional registrou uma redução de 2,0 pontos em relação ao último trimestre de 2023, permanecendo abaixo da marca de 50 pontos, o que indica uma crescente insatisfação neste aspecto. Além disso, é importante observar a queda de 0,6 ponto no índice de facilidade de acesso ao crédito, o que coloca o indicador em um patamar preocupante de 39,7 pontos. “Vejo como importante que o setor da construção busque estratégias inovadoras e parcerias sólidas para superar as dificuldades financeiras e de acesso ao crédito. Investimentos em tecnologia, adoção de práticas sustentáveis e busca por novos mercados podem ser caminhos promissores para garantir a resiliência e o crescimento futuro da indústria da construção no Brasil”.

O relatório ainda aponta dados que podem ser analisados na íntegra através do link informado no início da matéria, sobre o preço dos insumos, que apresentou uma desaceleração durante o primeiro trimestre do ano. O índice de preço médio dos insumos registrou uma queda de 3,2 pontos, passando de 61,8 pontos para 58,6 pontos, indicando que o aumento dos preços de insumos foi menos intenso e mais restrito.

É possível observar no relatório que, em abril de 2024, o índice de intenção de investimento da Indústria da Construção subiu 2,6 pontos, alcançando o novo número de 43,2 pontos. O estudo aponta que o índice de intenção de investir se distanciou da média histórica, de 37,3 pontos.Sobre o assunto, José Antônio comentou que é importante o crescimento no índice de intenção de investimento entre os empresários do setor. “Investir na aquisição de equipamentos e máquinas de grande e médio porte, na contratação de aluguel de betoneiras ou também locação de outros equipamentos de grande porte, mostra que o setor da construção pode melhorar os resultados apresentados, convertendo as quedas de indicadores em números positivos com o tempo”.

Website: https://www.transobra.com.br/

Continuar Lendo

Em Alta

...