Conecte-se conosco

Poços de Caldas

Terreiro de Umbanda de Poços de Caldas tem sua trajetória reconhecida pelo Estado de Minas Gerais

Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição / Foto: Divulgação

Publicado

em

O Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição em Poços de Caldas, tradicional espaço dedicado à a prática do culto de Umbanda e a preservação das tradições dos povos de terreiros e afro-brasileiras, foi reconhecido pelo Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Turismo e Cultura, por sua trajetória cultural e religiosa na promoção, valorização e preservação da cultura dos povos de terreiros e cultura afro-brasileira.

O reconhecimento, concedido através do edital estadual LPG nº11/2023, destaca o papel fundamental do terreiro na manutenção e difusão das tradições ancestrais, contribuindo significativamente para a riqueza cultural e histórica da região.

Este reconhecimento é fruto do trabalho dos dirigentes do Terreiro, filhas e filhos da casa e de toda a comunidade, que ao longo dos nove anos de existência têm dedicado esforços significativos para manter viva as heranças e tradições dos povos de terreiros e promover o diálogo e conhecimentos acerca das religiões de matriz africana. Em suas palavras, Thiago Anderson da Costa, pai de santo e zelador da casa, expressa sua gratidão e compromisso contínuo:

“É com imensa alegria que recebemos este reconhecimento do Estado. Este é um reflexo do trabalho e dedicação de nossa comunidade e dos filhos e filhas que se empenham diariamente para preservar e compartilhar as tradições e saberes.O prêmio não é apenas um reconhecimento, mas um incentivo para continuarmos a nossa missão de fortalecer as raízes culturais”, afirma Pai Thiago.

Pai Thiago e Mãe fernanda, Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição em Poços de Caldas / Foto: Divulgação

O Terreiro destaca-se não apenas como um local de culto à ancestralidade, mas também como um espaço aberto à comunidade, promovendo atividades culturais e educativas que enriquecem todo o território e promovem o diálogo com a sociedade sobre a cultura dos povos de terreiro e o respeito religioso.

Para Fernanda Gonçalves Lourenço, mãe de santo e zeladora da casa, “a premiação é um presente que recebemos com muita alegria e simboliza o reconhecimento que as tradições dos povos de terreiros estão alcançando, através do constante esforço pela manutenção do cultos tradicionais para a ancestralidade. Além disso, é também fruto da seriedade do trabalho que realizamos sob as orientações dos Orixás e entidades do terreiro, demonstrando que estamos caminhando para mostrar nossa cultura que muitas vezes é violentada pelo racismo religioso.”

 

Sobre o Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição

O Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição foi fundado em fevereiro de 2015 e está localizado no Bairro São José, em Poços de Caldas, sul de Minas Gerais. Além da prática religiosa tradicional de Umbanda, o espaço promove atividades culturais e pesquisas que tangem os saberes culturais e tradicionais dos povos de terreiros.
Em maio, nos dias 24, 25 e 26, o terreiro irá realizar o festival Erê Convida, que propõe um diálogo com a sociedade sobre as infâncias em contextos de religiões de matriz africanas.

 

Saiba mais em www.tunossasenhoradaconceicao.com
Instagram: @tunossasenhoradaconceicao
Facebook: @tunossasenhoradaconceicao

 

Por | Thais Costa – Moringa – Projetos Afrorreferenciados

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Poços de Caldas

Alerta | Colagem de material de divulgação em postes é expressamente proibida

DME reforça sobre a irregularidade da prática e as sanções previstas.

Publicado

em

Foto: Divulgação DME

A DME reitera que não é permitido colar quaisquer tipos de avisos, comunicados e propagandas, em postes de distribuição de energia elétrica. Tal ação é vedada pelo Código de Posturas do Município de Poços de Caldas, aprovado pela Lei Municipal nº 9.166/2016.

De acordo com a legislação vigente, os autores estão sujeitos à aplicação de penalidades, como notificação, obrigação de desfazer (retirada do material) e multa, bem como outras sanções de natureza civil e penal cabíveis. Importante destacar que já estão sendo adotadas as devidas providências em relação às atividades já identificadas em postes da cidade.

DENÚNCIA
Caso a população presencie a prática de irregularidades, as denúncias poderão ser realizadas à DME Distribuição, através do telefone 0800 035 0196 (24 horas).

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Divulgada parceria entre PM e DME na campanha “Poços + Segura”

Ação preventiva contra furto de cabos e fiação em Poços de Caldas, conta com dicas e orientações.

Publicado

em

Foto: Divulgação DME

Foi lançada na manhã desta segunda-feira, dia 20, no Batalhão da Polícia Militar, a campanha Poços + Segura, voltada para a questão da energia elétrica, neste primeiro momento para o furto de medidores e fiação das instalações internas. Também serão abordados os casos envolvendo a iluminação pública, as subestações e usinas, bem como os golpes envolvendo a solicitação de pagamento para realização de algum serviço típico da distribuidora, como troca de medidores.

Para a DME, as orientações nesse sentido são importantes e em momento oportuno, como explica o Presidente, José Carlos Vieira.

Foto: Divulgação DME

“Essa cooperação visa orientar toda a população. Além dos cuidados com a segurança do imóvel, diante de uma ocorrência é necessário que os consumidores afetados registrem boletim de ocorrência. Na sequência, a equipe técnica da DME Distribuição deve ser comunicada para as providências necessárias, instalação de um novo medidor, se for o caso”.

O Comandante do 29° Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel PM Afrânio Tadeu Garcia, explica que a parceria tem como objetivo ampliar a divulgação de medidas de autoproteção e de orientações à comunidade, visando a prevenção dos crimes contra o patrimônio. “É muito importante a integração entre a comunidade e a Polícia Militar para que os resultados sejam sempre melhores, no que diz respeito à prevenção de crimes.”

 

Por | Assessoria de Comunicação – DME Poços de Caldas

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Edição do evento Tardes Tropicais acontece neste sábado no Mirante Santa Rita

Proposta gratuita enaltece a música brasileira e o trabalho de artistas locais.

Publicado

em

Foto: Divulgação Tardes Tropicais

O Mirante Santa Rita recebe a 3ª edição do “Tardes Tropicais”, neste sábado, 18 de maio, a partir das 14h30, evento gratuito destinado ao público de todas as faixas etárias.

A proposta “Tardes Tropicais” promove um encontro musical com apresentações de bandas e de DJs especializados na cultura brasileira, visando conectar a diversidade presente no país, reverenciando o balanço de músicas de múltiplas vertentes e a sua energia tropical, e vem sendo realizado desde 2023 em diferentes espaços da cidade.

A programação desta edição conta com show da banda Magalenha, formada por João Paulo Oliani ‘Fubá’ (violão e voz), Breno Oliani (baixo), Giuliano D’Onófrio (percussão), Thauan Reis (bateria) e Zé Cruz (guitarra), trazendo no repertório os melhores balanços do velho e do novo da música popular brasileira e também seu trabalho autoral, com participação dos convidados Dough Leve e O Casullo, formado por Padú e Kim Franco.

E, garantindo uma experiência tropical com muita brasilidade, a DJ Crys Marques é a responsável por uma discotecagem selecionadíssima.

O evento conta com a parceria especial do projeto “iúna no Mirante do Santa Rita”, que visa promover o show do grupo iúna dentro da programação musical neste novo espaço cultural da cidade. O repertório traz todas as músicas do álbum Abrindo Caminhos, que tem forte influência da cultura popular mineira, campesina e afro-brasileira e, ainda, dos elementos da música e da cultura contemporânea, como o rap, o reggae, o sound system e a nova MPB. O grupo iúna é formado por Renato Albino Gonçalves (voz), Diego Ávila (baixo), Dough Leve (beats e samples) e Pedro Cezar (guitarra).

Esta ação conjunta é uma realização da banda Magalenha e do grupo íúna, com produção da Carvalho Agência Cultural, conta com o apoio institucional e patrocínio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas / Secretaria Municipal de Cultura via Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Edital Secult nº 4/2023 – Credenciamento para Programação Musical, além do incentivo cultural da empresa Alcoa.

Para saber mais, siga as redes sociais @somdeiuna, @magalenha.banda e @carvalhoagenciacultural

 

Por | Alyson Dias – Carvalho Agência Cultural

Continuar Lendo

Em Alta

...