Conecte-se conosco

notícias

Estágio, um objetivo desejado por muitos, mas conquistado por poucos

Processos seletivos são marcados por disputas que podem envolver milhares de candidatos para poucas vagas

Publicado

em

Campinas, SP 19/2/2021 – Nós formamos um profissional capaz de resolver problemas complexos de forma crítica, criativa e inovadora

Processos seletivos são marcados por disputas que podem envolver milhares de candidatos para poucas vagas

Anualmente, as empresas abrem cerca de 1 milhão de vagas de estágio no Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira de Estágios (Abres). Destas, 740 mil são destinadas a estudantes do ensino superior e 260 mil para os de ensino médio e técnico. Embora os números pareçam significativos, eles perdem expressividade diante da procura dos jovens ainda em formação por uma experiência prática no mercado de trabalho. Segundo os indicadores do Ministério da Educação, o país conta com 8,6 milhões de alunos matriculados na universidade e outros 7,5 milhões em cursos médios e de educação profissional.

Uma conta simples revela que para cada vaga de estágio disponível há, em média, 16 potenciais candidatos. Na vida real, essa relação costuma ser muito mais desafiadora, notadamente quando envolve processos seletivos lançados por grandes empresas nacionais e multinacionais com sede no Brasil. Há casos em que uma oportunidade é disputada por milhares de interessados. A concorrência tem explicação: além de servir de porta de entrada para o mundo profissional, os estágios podem evoluir para a primeira contratação, dependendo do desempenho de quem está sendo preparado.

Devido à importância do estágio, várias instituições de ensino superior criaram programas voltados à preparação de seus alunos para participar dos processos seletivos. A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), por exemplo, criou o PUCRS Carreiras, que promove a aproximação entre a instituição e mundo do trabalho. O órgão, que conta com uma equipe formada por profissionais especializados nas áreas de carreira, recrutamento e seleção, oferece uma série de atividades aos alunos voltadas ao aperfeiçoamento das competências requeridas pelo mercado de trabalho.

O esforço da universidade vem sendo recompensando. Em 2020, ano atípico e de forte retração do emprego, 5.066 alunos da instituição obtiveram vagas de estágio. A Faculdades de Campinas (Facamp), que mantém oito cursos de graduação em período integral, também mantém uma ampla estrutura de apoio aos alunos em condições de estagiar, denominado Cento de Carreiras. Os estudantes recebem orientações sobre como preparar currículos adequados, como se comportar em uma entrevista e como lidar com seus pontos positivos ou com os que ainda precisam ser aperfeiçoados.

O resultado da abordagem tem sido altamente positivo. Nos processos seletivos encerrados entre o final do ano passado e o início de 2021, um grupo formado por 369 estudantes da Facamp obteve vaga de estágio em destacadas empresas como Ambev, International Paper, Siemens, Grupo Ultra, Google, Adidas, entre outras. Os admitidos representam 90% dos que pleitearam uma posição nesses certames. “Foi uma evidente demonstração de resiliência por parte dos nossos estudantes, uma das competências mais valorizadas pelo mercado de trabalho, principalmente neste período atípico marcado pelas restrições impostas pela pandemia”, analisa o diretor Acadêmico da Faculdade, professor Rodrigo Sabbatini.

A performance dos estudantes, continua o diretor Acadêmico, está intimamente ligada ao modelo pedagógico adotado pela Facamp. A instituição tem o compromisso de oferecer aos jovens uma formação ampla, que estimula o pensamento crítico e todas as competências pessoais de um profissional contemporâneo. “Nosso propósito vai além de ensinar apenas os mais modernos conceitos teóricos; nós formamos um profissional capaz de resolver problemas complexos de forma crítica, criativa e inovadora”, detalha Sabbatini.

Primeira experiência

Graças a esse tipo de treinamento, os estudantes partem para a disputa de uma vaga de estágio com muito mais confiança, como conta Rubia Monteiro dos Santos, aluna do quinto ano do curso de Engenharia Mecânica da Facamp. Ela foi recém-admitida no programa de estágio da International Paper, multinacional instalada em Mogi Guaçu (SP), que produz papéis, embalagens industriais e fibras de celulose globais, utilizadas na fabricação de fraldas e absorventes íntimos.

Rubia concorreu à posição com cerca de 10 mil outros estudantes de todo o Brasil. “Penso que a minha aprovação se deve às habilidades e competências que a Facamp me ajudou a desenvolver. Um ponto importante foram as recomendações sobre como me comportar em uma entrevista, ainda mais no formato on-line, situação até então desconhecida para mim”, explica.

Durante as etapas do processo seletivo, Rubia diz ter colocado em prática várias dicas dadas pelos professores. “Procurei me preparar adequadamente, ter atenção às questões apresentadas, refletir sobre minhas habilidades e competências e ser absolutamente sincera nas respostas. Tudo isso sem dúvida me ajudou a ter um bom desempenho e a conquistar a vaga”, entende.

Os programas de estágio não são importantes somente para os estudantes em formação, como lembra a psicóloga e cofundadora da Super Estágios, agência especializada em administrar estágios, Emily Sabaini. “O estagiário de hoje pode ser o profissional brilhante de amanhã. A maioria dos jovens é extremamente proativa e traz diversas inovações para a empresa. Ter um programa de estágios não é somente uma redução de custos, mas também um investimento na evolução do negócio”, observa, em comentário publicado no site da empresa.

Website: http://www.facamp.com.br

Continuar Lendo
Anúncio

notícias

Receita libera amanhã programa da declaração do Imposto de Renda 2021

Publicado

em

Receita libera amanhã programa da declaração do Imposto de Renda 2021

Prazo de entrega começa em 1º de março e vai até 30 de abril.

A partir das 8h desta quinta-feira (25), os contribuintes podem baixar o programa de preenchimento e de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021. O programa para computador estará disponível na página da Receita Federal na internet

O prazo de entrega começará na próxima segunda-feira (1º), às 8h, e irá até as 23h50min59s de 30 de abril. Neste ano, o Fisco espera receber entre 31.340.543 e 32.619.749 declarações. No ano passado, foram enviadas 31.980.146 declarações.

Pelas estimativas da Receita Federal, 60% das declarações terão restituição de imposto, 21% não terão imposto a pagar nem a restituir e 19% terão imposto a pagar.

Assim como no ano passado, serão pagos cinco lotes de restituição. Os reembolsos serão distribuídos nas seguintes datas: 31 de maio (primeiro lote), 30 de junho (segundo lote), 30 de julho (terceiro lote), 31 de agosto (quarto lote) e 30 de setembro (quinto lote).

Declaração pré-preenchida

Disponível desde 2014 para os contribuintes com certificação digital (chave eletrônica vendida por cerca de R$ 200), a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda será ampliada em 2021. A partir de 25 de março, os contribuintes com login no Portal de Serviços Públicos do Governo Federal (Portal Gov.br) também passarão a receber o documento preenchido, bastando confirmar as informações antes de entregar para a Receita.

A novidade estará disponível exclusivamente no serviço Meu Imposto de Renda, quando acessado pelo Centro de Atendimento Virtual da Receita (e-CAC). O contribuinte poderá recuperar as informações no e-CAC, salvar na nuvem e continuar nos outros meios de preenchimento.

O contribuinte com declaração pré-preenchida precisará de autorização para que o sistema recupere as informações dos dependentes. Quem tiver certificado digital pode acessar o serviço “Senhas e Procurações” e cadastrar a procuração dos dependentes no e-CAC. Os contribuintes sem a chave eletrônica poderão fazer o procedimento no site da Receita Federal, no serviço “Procuração para acesso ao e-CAC”, mas precisará entregar os documentos dos dependentes na Receita Federal para conferência e aprovação.

 

Por | Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Continuar Lendo

notícias

IBRI realiza webinar sobre “Temporada de Assembleias 2021: Desafios para Empresas Estatais”

Evento debaterá melhores práticas e deve compartilhar informações para que executivos de estatais se preparem para as Assembleias em 2021.

Publicado

em

por

São Paulo, 23/02/2021 24/2/2021 –

Evento debaterá melhores práticas e deve compartilhar informações para que executivos de estatais se preparem para as Assembleias em 2021.

O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) realiza webinar, no próximo dia 25 de fevereiro de 2021, quinta-feira, às 18:30, sobre “Temporada de Assembleias 2021: Desafios para Empresas Estatais”.

O evento contará com palestras de Angela Airoldi, Relações com Investidores da Sabesp; Bernardo Fabião, Relações com Investidores da Petrobras; Agnes Blanco Querido; Diretora Brasil da Morrow Sodali; e João Pedro Nascimento, sócio do JPN Advogados e autor do best-seller “Assembleias Digitais e Outros Reflexos das Tecnologias nas Assembleias de S/A”.

André Vasconcellos, Coordenador do Grupo “RI de Estatais” do IBRI e da pós-graduação em “Direito e Mercado de Capitais” da Verbo Jurídico, será o mediador do evento. “É oportunidade única para que os executivos das estatais brasileiras e o mercado em geral recebam informações importantes para a temporada de Assembleias 2021”, declara Vasconcellos.

Na ocasião, haverá o lançamento da publicação “Passo a Passo para Assembleias de Acionistas em Estatais”.

O evento conta com apoio institucional: Morrow Sodali, Ten Sistemas e Redes, JPN Advogados e SUMAQ – Comunicação Financeira. E tem como parceiros de mídia: Portal Acionista; Revista Plurale; Revista Capital Aberto; e Revista RI.

Link para participar do webinar:
https://lnkd.in/emFgHsz

Assessoria de Comunicação do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores)
www.ibri.com.br
Digital Assessoria-Comunicação Integrada
Rodney Vergili / Jennifer Almeida / Rafael V.Pereira / Natália Martins
Fones (11) 5081-6064
+ 55 (11) 9 9123-5962
WhatsApp: (11) 9 7024-8393
[email protected]

Website: http://www.ibri.com.br

Continuar Lendo

notícias

Influencers de Brasília listam 50 lugares para conhecer na capital

Uma série de atrações aguardam turistas e brasilienses para descobrirem o que a capital do país tem de melhor e o youtuber Eldo Gomes fez um guia especial com vários roteiros

Publicado

em

por

Brasília, DF 24/2/2021 –

Uma série de atrações aguardam turistas e brasilienses para descobrirem o que a capital do país tem de melhor e o youtuber Eldo Gomes fez um guia especial com vários roteiros

Segundo pesquisa do Ministério do Turismo, a capital brasileira é destino tendência para 2021. Por isso, o digita influencer e youtuber de Brasília, Eldo Gomes, fez um roteiro com 50 programas para fazer no Distrito Federal em especial em seu canal do YouTube .

O levantamento foi realizado tomando como base os principais sites de pesquisa do setor, além de publicações e dos destinos que se alinham à demanda do novo turista no cenário pós-pandemia. Em Brasília, a Secretaria de Turismo tem feito várias ações e preparado diversos roteiros para os turistas.

“De fato nosso quadradinho tem turismo rural, arquitetônico, náutico, de natureza, religioso e muitos outros. 50 coisas é pouco para desfrutar a capital de todos os brasileiros”, resume Eldo Gomes.

A lista surgiu por conta da demanda de mensagens que já recebe em seu e-mail, no perfil do Instagram @EldoGomes e também nos comentários do YouTube. “Vários turistas vivem dizendo que Brasília não tem tantas opções e essa lista vem para agraciar este público”.

A lista completa das 50 coisas em Brasília está disponível no canal EldoGomesTV no YouTube.

Website: https://www.eldogomes.com.br/50coisasembrasilia/

Continuar Lendo

Em Alta