Conecte-se conosco

notícias

Quais são as tendências para gestão de pessoas em 2021?

Quem vai tirar as organizações da crise não são máquinas, softwares ou prédios – são as pessoas, diz VP de marketing da Sodexo

Publicado

em

22/2/2021 –

Quem vai tirar as organizações da crise não são máquinas, softwares ou prédios – são as pessoas, diz VP de marketing da Sodexo

O ano de 2021 está aí e, embora a vacina já seja uma realidade, a pandemia de Covid-19 ainda é personagem central dos veículos de comunicação.

Não se sabe ainda como vai ser o retorno ao escritório . Se será mantido ou substituído pelo trabalho remoto ou em ambientes híbridos – um pouco lá um pouco cá, a depender da nossa atividade. E como fica a gestão de pessoas num momento tão indefinido?

“O cenário para as empresas brasileiras é desafiador”, afirma Fernando Cosenza, vice-presidente de Marketing Estratégico, Inovação e Digital da Sodexo . “Há muitas incertezas. E, nessas horas, o que faz a diferença são as pessoas.”

Trabalho remoto só depende da atividade

“A pandemia acelerou uma série de práticas no mundo do trabalho. A mais óbvia delas é o trabalho remoto, de casa ou de outro lugar”, diz Fernando. Não que o home office não existisse, mas ele dependia de uma série de fatores. “Antes, as empresas e seus líderes escolhiam quem estaria remoto e podiam planejar muito bem esse contexto.”

A pandemia do coronavírus, porém, transformou esse trabalho remoto em algo obrigatório para muitas pessoas – mesmo que de forma temporária. “As empresas aprenderam, por exemplo, que o trabalho remoto pode ser uma alternativa para mais pessoas do que imaginavam antes. Pode ser que ainda não seja para todos, mas certamente quebrou-se o paradigma de que ele funciona apenas em poucos casos.”

No entanto, Fernando acredita que o escritório será mais necessário do que nunca. “Esses espaços são importantes para a integração, para viver a colaboração, conviver, criar laços mais sólidos e que são fundamentais para a formação de equipes coesas que vão virar o jogo”, enumera.

“Outras atividades, aquelas nas quais o profissional trabalha sozinho, como analisar relatórios, fazer um treinamento online ou preparar uma apresentação, podem ser feitas de qualquer lugar.”

O desafio de gerir pessoas a distância

Segundo Fernando, o trabalho remoto exige competências especiais de liderança para a boa gestão de pessoas. A maioria dos gestores, no entanto, não foi preparada para liderar times a distância. “Isso é um fato com o qual as empresas vão ter que lidar”, diz o VP.

“Há gestores, aqueles com maior potencial e capacidade de adaptação, que tiraram – e vão continuar tirando – de letra, mesmo sem preparação específica para a liderança remota”, afirma Fernando. Outros, afirma ele, não vão conseguir manter o mesmo nível de resultados. “Se considerarmos que toda empresa vai ter os dois tipos, na média, a gestão tende a perder qualidade se nada for feito.”

Para o executivo, a chave para a geração de resultados nos próximos anos consiste em saber fortalecer o trabalho em equipe nesse cenário. “Está bastante provado que equipes engajadas na mesma cultura, alinhadas e que colaboram produzem resultados superiores”.

Para garantir isso, afirma o VP, nos últimos 20 anos as empresas vieram derrubando as paredes dos escritórios para colocar as pessoas mais juntas e incentivar o trabalho em grupo, além de desenvolver novas metodologias centradas na integração. E agora?

“Por isso, eu acredito tanto no modelo híbrido, onde os escritórios se tornam ambientes ainda mais nobres, mais estimulantes”, responde ele. “As pessoas precisarão dos escritórios para atividades de colaboração, integração, convivência. São atividades nobres no sentido de que são elas que respondem pela maior parte do engajamento com a cultura da organização, do alinhamento entre as equipes e colaboração.”

Tendências de gestão e de atração e retenção de talentos

Fernando Cosenza afirma que, diante dos desafios atuais, o centro da questão está nas pessoas que fazem parte da organização. “Quem vai tirar as organizações da crise não são máquinas, softwares ou prédios”, diz o vice-presidente.

“Quem vai fazer isso são as pessoas. As organizações sabem disso e, portanto, devem valorizar ainda mais as suas equipes”, diz. “Eu acho que essa valorização é a tendência mais forte na gestão para o ano de 2021.”

A tecnologia vem ajudando e vai continuar neste 2021 auxiliando na gestão de pessoas – tanto que há um tipo de startup que foca nesse campo, o das HRtechs. “São empresas que vêm buscando aplicar tecnologia para a solução de desafios da área de recursos humanos”, explica o VP.

“A Sodexo Benefícios não é uma startup, mas trouxemos a mentalidade de uma HRtech para dentro da nossa organização”, diz. “Há 4 anos, criamos um conceito que batizamos de ‘Digital Alliance’, no qual várias áreas da empresa podem atuar em um modelo ágil. Foi nesse ambiente que surgiram algumas das nossas inovações mais recentes, como a nossa plataforma para multibenefícios flexíveis, o Sodexo Multi.”

Já para atrair e reter talentos, a empresa deve ter como foco a experiência do colaborador como um todo. “O conceito de experiência do colaborador é inspirado – obviamente – no conceito de UX”, continua Fernando.

“As organizações podem se perguntar: como é a experiência que alguém que trabalha aqui? É estimulante? É desafiante? É inspirador? É de dar orgulho? É construtivo? É divertido? É saudável? É equilibrado? É recompensador?”, diz. “Crie um ambiente assim e você não precisará se preocupar tanto com atração e retenção de talentos.”

!link Infográfico: Sodexo Multi e carteiras digitais
https://www.sodexobeneficios.com.br/qualidade-de-vida/noticias/gestao-de-pessoas/infografico-sodexo-multi-e-carteiras-digitais.htm
!link Sodexo Multi: plataforma digital de gestão de despesas e incentivos
https://www.sodexobeneficios.com.br/qualidade-de-vida/noticias/sobre-a-sodexo/sodexo-multi-sua-plataforma-digital-de-gestao-de-despesas-e-incentivos.htm
Produzido pela Draft, acessível por aqui.

Website: https://www.sodexobeneficios.com.br/qualidade-de-vida/noticias/gestao-de-pessoas/quais-sao-as-tendencias-para-gestao-de-pessoas-em-2021.htm

Continuar Lendo
Anúncio

notícias

Receita libera amanhã programa da declaração do Imposto de Renda 2021

Publicado

em

Receita libera amanhã programa da declaração do Imposto de Renda 2021

Prazo de entrega começa em 1º de março e vai até 30 de abril.

A partir das 8h desta quinta-feira (25), os contribuintes podem baixar o programa de preenchimento e de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021. O programa para computador estará disponível na página da Receita Federal na internet

O prazo de entrega começará na próxima segunda-feira (1º), às 8h, e irá até as 23h50min59s de 30 de abril. Neste ano, o Fisco espera receber entre 31.340.543 e 32.619.749 declarações. No ano passado, foram enviadas 31.980.146 declarações.

Pelas estimativas da Receita Federal, 60% das declarações terão restituição de imposto, 21% não terão imposto a pagar nem a restituir e 19% terão imposto a pagar.

Assim como no ano passado, serão pagos cinco lotes de restituição. Os reembolsos serão distribuídos nas seguintes datas: 31 de maio (primeiro lote), 30 de junho (segundo lote), 30 de julho (terceiro lote), 31 de agosto (quarto lote) e 30 de setembro (quinto lote).

Declaração pré-preenchida

Disponível desde 2014 para os contribuintes com certificação digital (chave eletrônica vendida por cerca de R$ 200), a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda será ampliada em 2021. A partir de 25 de março, os contribuintes com login no Portal de Serviços Públicos do Governo Federal (Portal Gov.br) também passarão a receber o documento preenchido, bastando confirmar as informações antes de entregar para a Receita.

A novidade estará disponível exclusivamente no serviço Meu Imposto de Renda, quando acessado pelo Centro de Atendimento Virtual da Receita (e-CAC). O contribuinte poderá recuperar as informações no e-CAC, salvar na nuvem e continuar nos outros meios de preenchimento.

O contribuinte com declaração pré-preenchida precisará de autorização para que o sistema recupere as informações dos dependentes. Quem tiver certificado digital pode acessar o serviço “Senhas e Procurações” e cadastrar a procuração dos dependentes no e-CAC. Os contribuintes sem a chave eletrônica poderão fazer o procedimento no site da Receita Federal, no serviço “Procuração para acesso ao e-CAC”, mas precisará entregar os documentos dos dependentes na Receita Federal para conferência e aprovação.

 

Por | Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Continuar Lendo

notícias

IBRI realiza webinar sobre “Temporada de Assembleias 2021: Desafios para Empresas Estatais”

Evento debaterá melhores práticas e deve compartilhar informações para que executivos de estatais se preparem para as Assembleias em 2021.

Publicado

em

por

São Paulo, 23/02/2021 24/2/2021 –

Evento debaterá melhores práticas e deve compartilhar informações para que executivos de estatais se preparem para as Assembleias em 2021.

O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) realiza webinar, no próximo dia 25 de fevereiro de 2021, quinta-feira, às 18:30, sobre “Temporada de Assembleias 2021: Desafios para Empresas Estatais”.

O evento contará com palestras de Angela Airoldi, Relações com Investidores da Sabesp; Bernardo Fabião, Relações com Investidores da Petrobras; Agnes Blanco Querido; Diretora Brasil da Morrow Sodali; e João Pedro Nascimento, sócio do JPN Advogados e autor do best-seller “Assembleias Digitais e Outros Reflexos das Tecnologias nas Assembleias de S/A”.

André Vasconcellos, Coordenador do Grupo “RI de Estatais” do IBRI e da pós-graduação em “Direito e Mercado de Capitais” da Verbo Jurídico, será o mediador do evento. “É oportunidade única para que os executivos das estatais brasileiras e o mercado em geral recebam informações importantes para a temporada de Assembleias 2021”, declara Vasconcellos.

Na ocasião, haverá o lançamento da publicação “Passo a Passo para Assembleias de Acionistas em Estatais”.

O evento conta com apoio institucional: Morrow Sodali, Ten Sistemas e Redes, JPN Advogados e SUMAQ – Comunicação Financeira. E tem como parceiros de mídia: Portal Acionista; Revista Plurale; Revista Capital Aberto; e Revista RI.

Link para participar do webinar:
https://lnkd.in/emFgHsz

Assessoria de Comunicação do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores)
www.ibri.com.br
Digital Assessoria-Comunicação Integrada
Rodney Vergili / Jennifer Almeida / Rafael V.Pereira / Natália Martins
Fones (11) 5081-6064
+ 55 (11) 9 9123-5962
WhatsApp: (11) 9 7024-8393
[email protected]

Website: http://www.ibri.com.br

Continuar Lendo

notícias

Influencers de Brasília listam 50 lugares para conhecer na capital

Uma série de atrações aguardam turistas e brasilienses para descobrirem o que a capital do país tem de melhor e o youtuber Eldo Gomes fez um guia especial com vários roteiros

Publicado

em

por

Brasília, DF 24/2/2021 –

Uma série de atrações aguardam turistas e brasilienses para descobrirem o que a capital do país tem de melhor e o youtuber Eldo Gomes fez um guia especial com vários roteiros

Segundo pesquisa do Ministério do Turismo, a capital brasileira é destino tendência para 2021. Por isso, o digita influencer e youtuber de Brasília, Eldo Gomes, fez um roteiro com 50 programas para fazer no Distrito Federal em especial em seu canal do YouTube .

O levantamento foi realizado tomando como base os principais sites de pesquisa do setor, além de publicações e dos destinos que se alinham à demanda do novo turista no cenário pós-pandemia. Em Brasília, a Secretaria de Turismo tem feito várias ações e preparado diversos roteiros para os turistas.

“De fato nosso quadradinho tem turismo rural, arquitetônico, náutico, de natureza, religioso e muitos outros. 50 coisas é pouco para desfrutar a capital de todos os brasileiros”, resume Eldo Gomes.

A lista surgiu por conta da demanda de mensagens que já recebe em seu e-mail, no perfil do Instagram @EldoGomes e também nos comentários do YouTube. “Vários turistas vivem dizendo que Brasília não tem tantas opções e essa lista vem para agraciar este público”.

A lista completa das 50 coisas em Brasília está disponível no canal EldoGomesTV no YouTube.

Website: https://www.eldogomes.com.br/50coisasembrasilia/

Continuar Lendo

Em Alta