Conecte-se conosco

Regional

Tendências e cuidados com as unhas: o que esperar para 2025

Especialista do Senac indica cores, efeitos e nail arts que vão bombar.

Publicado

em

Tendências Unhas 2025 / Foto: Divulgação

Profissionais de beleza estão sempre inovando e influenciando não apenas o estilo, mas também a autoestima de suas clientes. Para 2025, as tendências em cores e designs prometem encantar, enquanto os cuidados com a saúde das unhas permanecem indispensáveis.

As unhas de 2025 vão apostar na versatilidade e no brilho. Segundo Edilene Fernandes, docente do Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, e especialista em Beleza e Estética, entre as cores que vão despontar no ano estão opções suaves como o verde-água e o mostarda. Já para quem prefere tons mais intensos, o black cherry e o red velvet são duas variações do vermelho que estarão em alta. Nos acabamentos, efeito metálico e cintilante também é uma forte tendência, adicionando sofisticação ao visual.

Outra grande aposta são as glass nails. Essa técnica de nail art é realizada utilizando camada de cromo como base e gel transparente. O resultado é um estilo único que simula a profundidade e o brilho do vidro, lembrando cristais delicados. As glass nails combinadas com esmaltes claros garantem um visual mais natural. “Essa tendência traz um visual mais sofisticado, perfeito para quem busca elegância nas mãos”, destaca a especialista.

Cuidados essenciais para unhas saudáveis

Embora a estética seja importante, a saúde das unhas deve ser prioridade. A recomendação é iniciar o cuidado profissional e uso de esmaltes partir dos 15 anos de idade, sempre observando a saúde da lâmina ungueal. “É indispensável procurar profissionais qualificados, que usam produtos de boa qualidade e estão atentos a possíveis sinais de problemas”, orienta Edilene Fernandes.

Outro cuidado importante é a hidratação regular das cutículas e a escolha de produtos hipoalergênicos, especialmente para quem já apresentou reações alérgicas a esmaltes ou removedores.

Além de ditar moda e complementar o visual, a beleza das unhas tem impacto direto na autoestima. Por isso, o trabalho de manicures tem cada vez mais se valorizado. “Esse olhar atento e amoroso é essencial no dia a dia da profissão, que vai além da estética, proporcionando momentos de autocuidado para os clientes. Antes de embelezar, nós cuidamos de pessoas. Por meio do nosso trabalho, conseguimos devolver a alegria e a confiança de muitos clientes”, enfatiza a profissional.

Sobre o Senac em Minas

Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 40 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.

O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 51 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para o setor e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.

 

Por | Rodrigo Cupertino – REDE Comunicação que transforma

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Regional

Fecomércio MG destaca desempenho positivo do Turismo Mineiro

Publicado

em

Foto: Divulgação

Análise realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, mostra que a atividade turística no estado cresceu 1,0% em dezembro em comparação com o mês anterior.

Em novembro, o indicador tinha ficado estável, com crescimento de 0,0%. Em âmbito nacional, a atividade turística teve elevação de 2,8% no último mês do ano.

Como analisa o Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, o indicador na base de comparação mês/mês anterior traz reflexos sazonais, daí serem observadas oscilações de crescimento ou queda da atividade turística.

O turismo teve desempenho positivo no estado em todas as bases de comparação: mês/mês anterior, dez24/dez23 e últimos 12 meses/acumulado do ano.

A atividade turística envolve tanto a movimentação de pessoas do estado que se deslocam para outros destinos quanto a movimentação que tem como destino Minas Gerais.

O mês de dezembro de 2024 marcou elevação de 5,6% da atividade turística quando comparado com mesmo mês de 2023. Nesta base de comparação, o indicador mostra expansão do turismo no estado desde 2021.

Quando se compara o desempenho do volume da atividade turística no estado entre janeiro e dezembro de 2024 (acumulado do ano), registra-se uma aceleração de 4,5%.

De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG: “o turismo em Minas Gerais revelou uma performance robusta em dezembro de 2024 com índice positivo, se mantendo entre os cinco melhores do Brasil.”

A economista prossegue: “o mercado de trabalho aquecido, acrescido das promoções oferecidas pelas agências de turismo, considerando tanto a movimentação de pessoas do estado que viajam para outros destinos quanto as pessoas que possuem Minas Gerais como destino. Essa movimentação fomenta não apenas o setor do turismo, mas também o de serviços e comércio, por meio dos roteiros gastronômicos, religioso e pacotes referente ao ecoturismo e a festividade local, além da melhoria no setor de infraestrutura, afetando positivamente toda a economia local,” explica Gonçalves.

No acumulado de 12 meses, Minas Gerais (4,5%) teve o quinto melhor desempenho entre as unidades da Federação pesquisadas, atrás de Santa Catarina (9,0%), Bahia (8,4%), Paraná (7,2%) e Rio de Janeiro (6,3%).

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para o setor e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.

 

Por | Wagner Fernando Liberato – Comunicacão – Fecomércio MG

Continuar Lendo

Regional

Entenda sobre os Transtornos do Desenvolvimento Infantil

Publicado

em

Entenda sobre os Transtornos do Desenvolvimento Infantil / Foto: Imagem - Freepik

Luciana Brites – NeuroSaber / Crédito – Samara Garcia

* Luciana Brites, Mestre e Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento.

Quando falamos sobre transtornos do desenvolvimento infantil, surgem muitas dúvidas em relação ao que são e como compreender e identificar o assunto. Os transtornos de neurodesenvolvimento são um grupo de condições que afetam o desenvolvimento infantil, impactando áreas como cognição, comunicação, comportamento e aprendizagem.

Os principais transtornos de neurodesenvolvimento incluem autismo, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), deficiência intelectual, transtornos de aprendizagem e transtornos motores.

As causas dos transtornos de neurodesenvolvimento possuem uma origem complexa, que envolvem fatores genéticos e ambientais que podem interferir no desenvolvimento cerebral. Os fatores genéticos são predisposição hereditária, alterações nos genes que regulam o desenvolvimento do sistema nervoso, fatores ambientais, complicações na gravidez, problemas no parto e exposição a substâncias tóxicas.

O diagnóstico é realizado por uma equipe multidisciplinar com base em observação de comportamentos e critérios do DSM-5. Esses transtornos não possuem marcadores biológicos, como exames de sangue ou ressonâncias magnéticas. O diagnóstico depende de uma avaliação detalhada que analisa o comportamento e o desempenho da criança.

Entenda sobre os Transtornos do Desenvolvimento Infantil / Imagem: Freepik

O tratamento, embora não tenha cura, conta com intervenções precoces que ajudam a minimizar os impactos e melhorar a qualidade de vida da criança.

Os transtornos de aprendizagem têm impacto na inclusão escolar e educação. Entender os transtornos é essencial para criar um ambiente escolar inclusivo que permita à criança desenvolver suas potencialidades. Quando há sobreposição de transtornos, como autismo e transtornos de aprendizagem, é crucial que os educadores adaptem suas estratégias para atender às necessidades específicas da criança.

Os transtornos de neurodesenvolvimento são condições complexas que exigem atenção especializada. Com o diagnóstico precoce e intervenções personalizadas, é possível minimizar os impactos no aprendizado, na comunicação e no comportamento. Investir no entendimento dessas condições é fundamental para promover o desenvolvimento do indivíduo e sua inclusão na sociedade.

(*) Luciana Brites é CEO do Instituto NeuroSaber, psicopedagoga, psicomotricista, mestre e doutoranda em distúrbios do desenvolvimento pelo Mackenzie, palestrante e autora de livros sobre educação e transtornos de aprendizagem. Instituto NeuroSaber  https://institutoneurosaber.com.br

 

Por | Joyce Nogueira – Drumond Assessoria de Comunicação

Continuar Lendo

Regional

Crea-MG reforça fiscalização e registra mais de 16 mil irregularidades em 2024

Conselho intensifica ações em todo o estado e amplia combate à atuação de leigos em obras e serviços técnicos.

Publicado

em

Fiscalização do Crea-MG / Foto: Daniel Renna

Mais de 16 mil irregularidades foram encontradas pela fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) em obras e serviços de engenharia, agronomia e geociências em todo o estado, em 2024. Nas mais de 68 mil ações fiscalizatórias realizadas no último ano, as principais infrações constatadas foram a não contratação de profissionais legalmente habilitados para a execução de atividades técnicas e a falta de registro de empresas no Crea-MG. Do total de autuações, 74% estão relacionadas ao combate à atividade de leigos.

O presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Venícius Gervásio, reforça que a presença de pessoas inabilitadas nas áreas da engenharia, da agronomia e das geociências representa um sério risco à segurança e ao bem-estar da sociedade.

“Quando combatemos a atuação de leigos, estamos protegendo vidas, patrimônios e exigindo que os serviços sejam executados por empresas e profissionais devidamente habilitados, promovendo um ambiente de responsabilidade e excelência para todos”, destaca Marcos Gervásio.

Avanço

O número de ações fiscais aumentou 7,67%, passando de 63.330 em 2023 para 68.195 em 2024. Este crescimento foi resultado da continuidade dos serviços e avanço nos processos propostos pela nova gestão do Crea-MG.

De acordo com o gerente do Departamento de Fiscalização, Nicolau Neder, a ampliação das ações fiscalizatórias nas diversas áreas da engenharia, da agronomia e das geociências tem sido fundamental para o fortalecimento e aprimoramento dos processos.

“É imprescindível que o Conselho tenha olhos e atue verificando todas as atividades que tem impacto na vida das pessoas, como a agricultura, a indústria e a prestação de serviços. A execução dessas atividades é mais segura quando realizadas por profissionais devidamente registrados no Crea-MG”, afirma Nicolau.

Extensão

Em 2024, o Crea-MG fiscalizou todos os 853 municípios mineiros e atendeu a 4.795 denúncias recebidas, reforçando o compromisso do Conselho com a qualidade e a segurança das atividades técnicas. Além das ações de rotina, houve ainda as fiscalizações especiais e projetos de regularização técnica, como a inspeção veicular de transporte escolar, quadro técnico de prefeituras, barragens de rejeitos e aterros sanitários.

Outro ponto de atenção foi na fiscalização do agronegócio, abrangendo empresas que realizam pulverização de agrotóxicos com aeronaves remotamente controladas, fabricantes de bioinsumos, e empresas dedicadas à produção de mudas e sementes. Também foram fiscalizados silos e armazéns de produtos agrícolas por todo o estado.

Canal de Denúncias

Para fortalecer a participação da sociedade, o Crea-MG disponibiliza o aplicativo Conecta Crea, gratuito para os sistemas Android e iOS. A ferramenta permite denunciar anonimamente irregularidades em serviços de engenharia, agronomia e geociências.

O aplicativo também funciona como um portal para a consulta do registro de profissionais e empresas e oferece acesso aos protocolos de solicitação de serviços. Para os profissionais registrados, o Conecta Crea oferece um espaço exclusivo para monitorar ARTs, boletos gerados, certidões solicitadas e relatórios de infração.

“O que queremos é continuar desenvolvendo este trabalho e também conscientizar a população sobre a necessidade do acompanhamento técnico em obras e serviços de engenharia, agronomia e geociências”, disse o presidente Marcos Gervásio.

Atuação

O Crea-MG verifica e fiscaliza o exercício e a atividade profissional da engenharia, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia, amparado pela Lei Federal 5.194/1966. A função do Conselho é defender a sociedade da prática ilegal das atividades técnicas, exigindo a participação declarada de profissionais legalmente habilitados, com conhecimento e atribuições específicas, na condução dos empreendimentos nestas áreas. Hoje, o Crea-MG possui mais de 150 mil profissionais registrados e quase 60 mil empresas com registro ativo.

 

Por | Iane Chaves – Assessoria de Imprensa do Crea-MG

Continuar Lendo

Em Alta

...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.