Conecte-se conosco

Poços de Caldas

Prova Ciclística da Comarca agita o centro no domingo

A expectativa é de que cerca de 300 atletas participem / Foto: Divulgação PMPC

Publicado

em

A Prova Ciclística da Comarca está chegando à 63ª edição. A competição acontece no domingo (21), com largada e chegada em frente a Prefeitura, no centro. A prova vale como primeira etapa da Média Paulista de Ciclismo e inaugura oficialmente o calendário esportivo poços-caldense.

Foto: Divulgação PMPC

A primeira largada acontece às 9h. “É uma corrida tradicional que acontece em Poços de Caldas há mais de 60 anos. O mais legal é que a prova é no centro, num domingo, e as pessoas podem assistir e torcer”, diz o secretário de Esportes, Fernando dos Santos.

A primeira largada é às 9h. Cerca de 300 atletas devem participar. A novidade deste ano é que há mais categorias.

Foto: Divulgação PMPC

Inscrição

A previsão é de que mais de 300 ciclistas participem. A taxa para participar é R$ 40. Pode ser paga no dia da prova, 15 minutos antes da primeira largada. O evento é uma parceria entre Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Ciclo Sport e Federação Paulista de Ciclismo. Mais informações: 3697-2082.

Foto: Divulgação PMPC

Percurso

O percurso inclui a avenida Francisco Salles e as ruas Assis Figueiredo, Pernambuco e Amazonas, formando um quadrilátero. São vários voltas pelos quarteirões centrais. Durante a realização da prova, o trânsito no local estará parcialmente interditado.

Categorias

Masculino

Elite open (a partir de 19 anos)

Estreantes (partir de 19 anos)

MTB (a partir de 16 anos)

A1 (30 a 34 anos)

A2 (35 a 39 anos)

B1 (40 a 44 anos)

C1 (50 a 54 anos)

C2 (55 a 59 anos)

D1 (60 a 64 anos)

D2 (a partir de 65 anos)

Infantojuvenil

(13 e 14 anos)

Juvenil

(15 e 16 anos)

Junior

(17 e 18 anos)

Feminino

Elite open (a partir de 16 anos)

Master (a partir de 30 anos)

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Poços de Caldas

Atelier Obra 255 abre inscrições para Oficinas de Artes Visuais gratuitas em Poços de Caldas

Aulas acontecerão de setembro a novembro

Publicado

em

Fotos 'Pássaros': Silvia Borges

O Atelier Obra 255, dirigido pelo artista plástico Cláudio Guedes, anuncia a realização de uma série de oficinas gratuitas de artes visuais voltadas para artistas com idade superior a 15 anos, iniciantes ou não. As atividades ocorrerão de setembro a novembro, tendo como objetivo principal promover a experiência profissional na elaboração conceitual, produção e criação artística, com foco especial no campo das Artes Visuais e Plásticas.

Os encontros, que ocorrerão semanalmente no próprio atelier, contarão com aulas ministradas por Cláudio Guedes (artista plástico), Tatiana Ferro (artista plástica) e Fábio Guedes (arte-educador).

As oficinas se iniciarão no dia 14 de setembro e seguirão até o dia 30 de novembro, com aulas aos sábados, das 8h às 12h. Nessas aulas, a produção de objetos escultóricos será utilizada como um meio para um estudo dirigido diretamente ligado à formação humana no campo das Artes Visuais e Plásticas, com foco na formação artística e no desenvolvimento criativo dos participantes. Dos resultados das oficinas, e das peças escultóricas de bambu produzidas ao longo dos meses, será realizada a exposição final ‘Pássaros’.

Fotos ‘Pássaros’: Silvia Borges

Interessados em participar podem se inscrever através do link https://forms.gle/th3cmnqpnHTYUDKr8, até às 12h, do dia 9 de setembro. As inscrições são gratuitas com vagas limitadas. Os selecionados serão contatados para confirmar sua participação posteriormente ao encerramento das inscrições.

A ação é viabilizada através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Espaços Culturais, conta com a realização do Atelier Obra 255, com apoio da Dona Berinjela – Comida Vegana e da Carvalho Agência Cultural.

Foto Cláudio Guedes: Bruno Alves

Conheça mais sobre o Atelier Obra 255 e seu fundador Cláudio Guedes

Cláudio Guedes é um artista renomado da região de Poços de Caldas, onde vive desde 1986. Natural de Belo Horizonte, iniciou sua trajetória artística nos anos 70, frequentando a Escola Guignard e os festivais de Inverno de Ouro Preto. Em 1988, trouxe a 20ª edição do Festival de Inverno para Poços de Caldas. Guedes foi influenciado por artistas vanguardistas mineiros e trabalhou com figuras como Carlos Farjado e Luiz Armando Bagolin.

Desde 2010, lidera o “Atelier OBRA 255”, realizando instalações a céu aberto em um fragmento de Mata Atlântica, que ele ajudou a regenerar. Suas exposições e intervenções têm sido uma troca profunda entre o artista e a natureza, usando materiais como o bambu. Guedes também é uma referência em curadoria, tendo organizado importantes exposições na região, incluindo mostras sobre Mario Seguso e Maria Antonieta. É considerado um mestre autêntico e uma inspiração para as expressões artísticas emergentes locais.

Para conhecer mais e acompanhar os trabalhos do Atelier, siga @atelier_obra_255.

SERVIÇO

Oficina de Artes Visuais – Atelier Obra 255

Data: aos sábados, de 14 de setembro à 30 de novembro

Horário: 8h às 12h

Local: Atelier Obra 255 –  R. Miguel Cândido Fraga, 255 – Jardim Centenário, Poços de Caldas

*Inscrições gratuitas até às 12h, do dia 9 de setembro, através do link: https://forms.gle/th3cmnqpnHTYUDKr8

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Curso de Medicina do Campus Poços de Caldas recebe nota máxima, 5, em avaliação de reconhecimento pelo MEC

Nota máxima atesta a excelência dos Cursos de Medicina ofertados pela PUC Minas. Contagem e Betim também são reconhecidos com a nota 5.

Publicado

em

Medicina / CRED. Bruno Lima / Foto: Divulgação

O Curso de Medicina da PUC Minas Poços de Caldas recebeu conceito máximo, nota 5, em avaliação de reconhecimento realizada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Os avaliadores levaram em consideração a estrutura oferecida pelo Campus como laboratórios, consultórios e salas de aula, cenários de atuação dos alunos, além da estrutura utilizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais do município. O projeto pedagógico e corpo docente também fizeram parte dos critérios analisados.

O reconhecimento é uma das etapas de um criterioso processo de avaliação iniciado em 2017, ainda antes da abertura do Curso de Medicina no Campus. Desde então, o MEC realizou três processos de monitoramento e, em todas as ocasiões, incluindo a avaliação de abertura, o curso oferecido pelo Campus alcançou a nota máxima.

Para o Pró-reitor de Graduação da PUC Minas, Prof. Eugênio Batista Leite, a nota máxima de reconhecimento concedida pelo MEC confirma que a Universidade atende, em todos os projetos pedagógicos, às diretrizes nacionais. Graças a uma abordagem metodológica diferenciada para o desenvolvimento de competências, com uma articulação muito precisa entre Ensino, Pesquisa e Extensão. “Em Poços de Caldas, os laboratórios são muito equipados, com o que há de mais moderno. A biblioteca dispõe de acervo atualizado e com acesso à base de dados científicos; o convênio com SUS local nos permite instalações hospitalares e ambulatoriais modernas para estágio dos nossos alunos, com professores que possuem uma ampla experiência clínica, de pesquisa e extensão.”

Medicina / CRED. Bruno Lima / Foto: Divulgação

Reflexo de um esforço coletivo iniciado pela Universidade há 11 anos, o reconhecimento é fruto do trabalho de vários setores, professores e funcionários.

De acordo com o Pró-Reitor Adjunto do Campus Poços de Caldas, Prof. Dr. Iran Calixto Abrão, obter a nota máxima é de extrema importância não somente para os alunos, mas também para a comunidade. “Isso enfatiza o ensino de excelência que oferecemos. Quem ganha é a sociedade, com profissionais qualificados e competentes para cuidar de quem mais precisa nas horas mais delicadas. Essa é uma premissa que temos e que fazemos questão de reforçar com nossos alunos, que possuem um contato direto com a população por meio dos diversos atendimentos que realizam em inúmeras unidades de saúde em Poços de Caldas”, afirma o Pró-reitor.

O Campus Poços de Caldas oferece o Curso de Medicina desde 2017 e já formou duas turmas. O Curso tem duração de 12 semestres em período integral, com oferta de vagas semestrais para a formação de novas turmas. Conheça as modalidades do processo seletivo e as opções de bolsa em www.pucminas.br/medicina.

Conceito máximo no Campus Contagem

Os cursos ofertados nos campi Contagem e Betim também são reconhecidos com a nota 5.

Em abril deste ano, o Curso de graduação em Medicina ofertado no Campus Contagem também recebeu nota 5, conceito máximo, na avaliação de reconhecimento conduzida pelo Inep, do Ministério da Educação (MEC).

Organização didático-pedagógica, corpo docente qualificado, projeto pedagógico arrojado, infraestrutura e laboratórios de ponta, inovação em projetos e políticas acadêmicas refletem a nota 5 do curso.

Em 2017, o Curso de Medicina oferecido no Campus Betim também recebeu a nota 5 em avaliação de reconhecimento do MEC.

 

Por | Assessoria de Imprensa – PUC Minas Poços de Caldas

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Genes Recessivos é atração do ‘Dia do Rock’ no Festival de Inverno neste sábado

Show no Parque Municipal é pautado em grandes hits do rock’n roll.

Publicado

em

Genes Recessivos / Foto: Divulgação

Neste sábado, 13 de julho, a banda Genes Recessivos se apresenta no Festival de Inverno de Poços de Caldas, com um show que integra a programação especial do ‘Dia do Rock’. A apresentação está marcada para às 20h30, no Parque Municipal Antônio Molinari, com entrada gratuita, marcando o início das atividades do festival que se estende até o dia 28 deste mês.

Neste show, a banda contempla um panorama da história mundial do gênero, promovendo difusão deste estilo e explorando diferentes vertentes. A banda promete um show explosivo, com muita energia, trazendo uma seleção de músicas dos gêneros do rock, pop e indie rock, passeando por várias décadas desde os anos 60 até sons mais contemporâneos. Genes Recessivos é conhecida por um repertório minucioso e apresentações únicas, que contam com momentos solos instrumentais e também incluem muitos medleys, em que os integrantes misturam diversas músicas e referências numa única sequência, marcando a originalidade da banda que tem mais de 20 anos de história.

Genes Recessivos / Foto: Divulgação

Genes Recessivos é formada por Gil Alves Vilela (guitarra e vocais), Guilherme Rampazzo ‘Alemão’ (contrabaixo e vocais), João Paulo Oliani ‘Fubá’ (vocais e guitarra) e Vinícius Soares Camargos (bateria e vocais), e este show tem produção de Chiara Carvalho / Carvalho Agência Cultural.

A programação do ‘Dia do Rock no Festival de Inverno’ conta com outros shows que acontecem ao longo do dia no Parque Municipal Antônio Molinari. Confira:

14h30 I Triozão Rock Elétrico

16h I Maverick Laurah

17h30 I The Morning View

19h I Banda Climatic

20h30 I Genes Recessivos

*entrada gratuita 

 

Para saber mais acompanhe as redes sociais @genesrecessivos e @carvalhoagenciacultural.

 

SERVIÇO

Genes Recessivos – Festival de Inverno de Poços de Caldas

Data: sábado, 13 de julho de 2024

Horário: 20h30

Local: Parque Municipal Antônio Molinari (Rua Senador Salgado Filho, s/n – Country Club)

 

Por | Chiara Carvalho – Carvalho Agência Cultural

Continuar Lendo

Em Alta

...