Conecte-se conosco

Poços de Caldas

Fearpo tem horário estendido no Carnaval

Fearpo no Carnaval: Horário ampliado e 50 Anos celebrando a arte e a tradição.

Feira reúne mais de 400 expositores na praça Dom Pedro II / Foto: Divulgação PMPC

Publicado

em

A tradicional Feira de Artes e Artesanato de Poços de Caldas, a Fearpo, da praça Dom Pedro II terá horário ampliado durante o Carnaval. A feira irá funcionar de sábado a terça, das 7h às 16h e quarta-feira de Cinzas até o meio-dia.

Uma ótima oportunidade para adquirir produtos dos mais diversos tipos, como tricôs, crochês, bordados, objetos em madeira, pijamas, brinquedos, bijuterias, entre outros, produzidos pelos mais de 400 expositores do local. Além do artesanato, uma outra forma de arte, traduzida na gastronomia, também é destaque na Fearpo, onde é possível encontrar guloseimas como doces artesanais, salgados, roscas e pães, o tradicional acarajé e também doce de amendoim feito na hora. A Fearpo completa, em 2024, 50 anos, desde que foi regulamentada por lei.

Feira reúne mais de 400 expositores na praça Dom Pedro II / Foto: Divulgação PMPC

Também a Expoarte de Rua , ao redor das Thermas Antonio Carlos, terá horário ampliado no feriado, funcionando no sábado, domingo e segunda-feira de Carnaval, das 9h às 18h. Já na terça-feira (13), último dia da folia, o horário de funcionamento será das 9h às 14h.

Uma festa de cores e sabores que colore as praças de Poços todos os finais de semana e, durante o Carnaval, em horário diferenciado, visando atender a ampliação da demanda turística da cidade e o movimento de moradores no centro durante os quatro dias de festa. Mais uma oportunidade dos artesãos ampliarem suas vendas, refletindo na cadeia produtiva e econômica que gira em torno do Carnaval.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Poços de Caldas

Atelier Obra 255 abre inscrições para Oficinas de Artes Visuais gratuitas em Poços de Caldas

Aulas acontecerão de setembro a novembro

Publicado

em

Fotos 'Pássaros': Silvia Borges

O Atelier Obra 255, dirigido pelo artista plástico Cláudio Guedes, anuncia a realização de uma série de oficinas gratuitas de artes visuais voltadas para artistas com idade superior a 15 anos, iniciantes ou não. As atividades ocorrerão de setembro a novembro, tendo como objetivo principal promover a experiência profissional na elaboração conceitual, produção e criação artística, com foco especial no campo das Artes Visuais e Plásticas.

Os encontros, que ocorrerão semanalmente no próprio atelier, contarão com aulas ministradas por Cláudio Guedes (artista plástico), Tatiana Ferro (artista plástica) e Fábio Guedes (arte-educador).

As oficinas se iniciarão no dia 14 de setembro e seguirão até o dia 30 de novembro, com aulas aos sábados, das 8h às 12h. Nessas aulas, a produção de objetos escultóricos será utilizada como um meio para um estudo dirigido diretamente ligado à formação humana no campo das Artes Visuais e Plásticas, com foco na formação artística e no desenvolvimento criativo dos participantes. Dos resultados das oficinas, e das peças escultóricas de bambu produzidas ao longo dos meses, será realizada a exposição final ‘Pássaros’.

Fotos ‘Pássaros’: Silvia Borges

Interessados em participar podem se inscrever através do link https://forms.gle/th3cmnqpnHTYUDKr8, até às 12h, do dia 9 de setembro. As inscrições são gratuitas com vagas limitadas. Os selecionados serão contatados para confirmar sua participação posteriormente ao encerramento das inscrições.

A ação é viabilizada através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Espaços Culturais, conta com a realização do Atelier Obra 255, com apoio da Dona Berinjela – Comida Vegana e da Carvalho Agência Cultural.

Foto Cláudio Guedes: Bruno Alves

Conheça mais sobre o Atelier Obra 255 e seu fundador Cláudio Guedes

Cláudio Guedes é um artista renomado da região de Poços de Caldas, onde vive desde 1986. Natural de Belo Horizonte, iniciou sua trajetória artística nos anos 70, frequentando a Escola Guignard e os festivais de Inverno de Ouro Preto. Em 1988, trouxe a 20ª edição do Festival de Inverno para Poços de Caldas. Guedes foi influenciado por artistas vanguardistas mineiros e trabalhou com figuras como Carlos Farjado e Luiz Armando Bagolin.

Desde 2010, lidera o “Atelier OBRA 255”, realizando instalações a céu aberto em um fragmento de Mata Atlântica, que ele ajudou a regenerar. Suas exposições e intervenções têm sido uma troca profunda entre o artista e a natureza, usando materiais como o bambu. Guedes também é uma referência em curadoria, tendo organizado importantes exposições na região, incluindo mostras sobre Mario Seguso e Maria Antonieta. É considerado um mestre autêntico e uma inspiração para as expressões artísticas emergentes locais.

Para conhecer mais e acompanhar os trabalhos do Atelier, siga @atelier_obra_255.

SERVIÇO

Oficina de Artes Visuais – Atelier Obra 255

Data: aos sábados, de 14 de setembro à 30 de novembro

Horário: 8h às 12h

Local: Atelier Obra 255 –  R. Miguel Cândido Fraga, 255 – Jardim Centenário, Poços de Caldas

*Inscrições gratuitas até às 12h, do dia 9 de setembro, através do link: https://forms.gle/th3cmnqpnHTYUDKr8

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Curso de Medicina do Campus Poços de Caldas recebe nota máxima, 5, em avaliação de reconhecimento pelo MEC

Nota máxima atesta a excelência dos Cursos de Medicina ofertados pela PUC Minas. Contagem e Betim também são reconhecidos com a nota 5.

Publicado

em

Medicina / CRED. Bruno Lima / Foto: Divulgação

O Curso de Medicina da PUC Minas Poços de Caldas recebeu conceito máximo, nota 5, em avaliação de reconhecimento realizada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Os avaliadores levaram em consideração a estrutura oferecida pelo Campus como laboratórios, consultórios e salas de aula, cenários de atuação dos alunos, além da estrutura utilizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais do município. O projeto pedagógico e corpo docente também fizeram parte dos critérios analisados.

O reconhecimento é uma das etapas de um criterioso processo de avaliação iniciado em 2017, ainda antes da abertura do Curso de Medicina no Campus. Desde então, o MEC realizou três processos de monitoramento e, em todas as ocasiões, incluindo a avaliação de abertura, o curso oferecido pelo Campus alcançou a nota máxima.

Para o Pró-reitor de Graduação da PUC Minas, Prof. Eugênio Batista Leite, a nota máxima de reconhecimento concedida pelo MEC confirma que a Universidade atende, em todos os projetos pedagógicos, às diretrizes nacionais. Graças a uma abordagem metodológica diferenciada para o desenvolvimento de competências, com uma articulação muito precisa entre Ensino, Pesquisa e Extensão. “Em Poços de Caldas, os laboratórios são muito equipados, com o que há de mais moderno. A biblioteca dispõe de acervo atualizado e com acesso à base de dados científicos; o convênio com SUS local nos permite instalações hospitalares e ambulatoriais modernas para estágio dos nossos alunos, com professores que possuem uma ampla experiência clínica, de pesquisa e extensão.”

Medicina / CRED. Bruno Lima / Foto: Divulgação

Reflexo de um esforço coletivo iniciado pela Universidade há 11 anos, o reconhecimento é fruto do trabalho de vários setores, professores e funcionários.

De acordo com o Pró-Reitor Adjunto do Campus Poços de Caldas, Prof. Dr. Iran Calixto Abrão, obter a nota máxima é de extrema importância não somente para os alunos, mas também para a comunidade. “Isso enfatiza o ensino de excelência que oferecemos. Quem ganha é a sociedade, com profissionais qualificados e competentes para cuidar de quem mais precisa nas horas mais delicadas. Essa é uma premissa que temos e que fazemos questão de reforçar com nossos alunos, que possuem um contato direto com a população por meio dos diversos atendimentos que realizam em inúmeras unidades de saúde em Poços de Caldas”, afirma o Pró-reitor.

O Campus Poços de Caldas oferece o Curso de Medicina desde 2017 e já formou duas turmas. O Curso tem duração de 12 semestres em período integral, com oferta de vagas semestrais para a formação de novas turmas. Conheça as modalidades do processo seletivo e as opções de bolsa em www.pucminas.br/medicina.

Conceito máximo no Campus Contagem

Os cursos ofertados nos campi Contagem e Betim também são reconhecidos com a nota 5.

Em abril deste ano, o Curso de graduação em Medicina ofertado no Campus Contagem também recebeu nota 5, conceito máximo, na avaliação de reconhecimento conduzida pelo Inep, do Ministério da Educação (MEC).

Organização didático-pedagógica, corpo docente qualificado, projeto pedagógico arrojado, infraestrutura e laboratórios de ponta, inovação em projetos e políticas acadêmicas refletem a nota 5 do curso.

Em 2017, o Curso de Medicina oferecido no Campus Betim também recebeu a nota 5 em avaliação de reconhecimento do MEC.

 

Por | Assessoria de Imprensa – PUC Minas Poços de Caldas

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Genes Recessivos é atração do ‘Dia do Rock’ no Festival de Inverno neste sábado

Show no Parque Municipal é pautado em grandes hits do rock’n roll.

Publicado

em

Genes Recessivos / Foto: Divulgação

Neste sábado, 13 de julho, a banda Genes Recessivos se apresenta no Festival de Inverno de Poços de Caldas, com um show que integra a programação especial do ‘Dia do Rock’. A apresentação está marcada para às 20h30, no Parque Municipal Antônio Molinari, com entrada gratuita, marcando o início das atividades do festival que se estende até o dia 28 deste mês.

Neste show, a banda contempla um panorama da história mundial do gênero, promovendo difusão deste estilo e explorando diferentes vertentes. A banda promete um show explosivo, com muita energia, trazendo uma seleção de músicas dos gêneros do rock, pop e indie rock, passeando por várias décadas desde os anos 60 até sons mais contemporâneos. Genes Recessivos é conhecida por um repertório minucioso e apresentações únicas, que contam com momentos solos instrumentais e também incluem muitos medleys, em que os integrantes misturam diversas músicas e referências numa única sequência, marcando a originalidade da banda que tem mais de 20 anos de história.

Genes Recessivos / Foto: Divulgação

Genes Recessivos é formada por Gil Alves Vilela (guitarra e vocais), Guilherme Rampazzo ‘Alemão’ (contrabaixo e vocais), João Paulo Oliani ‘Fubá’ (vocais e guitarra) e Vinícius Soares Camargos (bateria e vocais), e este show tem produção de Chiara Carvalho / Carvalho Agência Cultural.

A programação do ‘Dia do Rock no Festival de Inverno’ conta com outros shows que acontecem ao longo do dia no Parque Municipal Antônio Molinari. Confira:

14h30 I Triozão Rock Elétrico

16h I Maverick Laurah

17h30 I The Morning View

19h I Banda Climatic

20h30 I Genes Recessivos

*entrada gratuita 

 

Para saber mais acompanhe as redes sociais @genesrecessivos e @carvalhoagenciacultural.

 

SERVIÇO

Genes Recessivos – Festival de Inverno de Poços de Caldas

Data: sábado, 13 de julho de 2024

Horário: 20h30

Local: Parque Municipal Antônio Molinari (Rua Senador Salgado Filho, s/n – Country Club)

 

Por | Chiara Carvalho – Carvalho Agência Cultural

Continuar Lendo

Em Alta

...