Conecte-se conosco

Poços de Caldas

Infraero assume gestão do aeroporto de Poços de Caldas

Infraero assume, a partir de hoje, a administração do aeroporto local / Foto: Divulgação PMPC

Publicado

em

A Prefeitura de Poços de Caldas contratou a Infraero para assumir a gestão administrativa e a operação do aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles. Os serviços a serem prestados pela Infraero incluem o gerenciamento das tarefas de rotina essenciais ao funcionamento do terminal, bem como o atendimento aos requisitos estabelecidos nas legislações e normas vigentes.

A companhia ficará responsável por atividades como segurança aeroportuária, treinamentos obrigatórios, segurança operacional (SGSO), limpeza e conservação, serviços financeiros, manutenção, Tecnologia da Informação, entre outras. Cabe à Prefeitura a execução de obras e melhorias físicas no local, indicadas pela Infraero, caso necessárias.

Documento que passa a gestão para a Infraero foi assinado na tarde desta quinta, na Câmara / Foto: Divulgação PMPC

Além de assumir a operação aeroportuária, que inclui ações como fiscalização, vistoria e inspeção, a Infraero atuará no desenvolvimento da área comercial, com foco na comercialização e identificação de áreas internas e externas, na prospecção de atividades empresariais e na gestão dos contratos comerciais. Também fará um completo diagnóstico técnico da situação do aeroporto e a interlocução com os entes que compõem o sistema de aviação civil a fim de alavancar as operações locais. O prazo para prestação dos serviços é de 60 meses.

Infraero assume, a partir de hoje, a administração do aeroporto local / Foto: Divulgação PMPC

Sobre o aeroporto

O aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles foi inaugurado em 1937. Com uma altitude de 1.260 metros, o aeroporto de Poços de Caldas é o segundo mais alto dentre todos os terminais de médio e grande porte do País. Sua pista possui 1.550 metros de comprimento e opera voos de aviação geral com aeronaves de pequeno e médio portes.

Infraero – Prestadora de Serviços

Prestes a completar 50 anos, a Infraero atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária. Sua rede é composta, atualmente, por 18 aeroportos e, agora, nove contratos de gestão e operação junto a estados e municípios.

A Companhia tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta-a-ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG e Assessoria Infraero

Poços de Caldas

DMED fica em 4º lugar no ranking da ANEEL divulgado no dia do consumidor

O resultado demonstra o desempenho das distribuidoras na continuidade do fornecimento de energia elétrica em 2023

Publicado

em

Foto: Divulgação DMEPC

A DME Distribuição (DMED) aparece em 4º lugar no Desempenho Global de Continuidade (DGC), entre as concessionárias de menor porte, sendo considerada ainda a distribuidora que mais evoluiu em 2023, com o avanço de sete posições em relação à divulgação do ano passado. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) avaliou todas as concessionárias do país no período de janeiro a dezembro de 2023, divididas em dois grupos: concessionárias de grande porte, com número de unidades consumidoras maior que 400 mil; e concessionárias de menor porte, com o número de unidades consumidoras menor ou igual a 400 mil.

Imagem: Divulgação DMEPC

A classificação foi elaborada a partir da comparação dos valores apurados de DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), o que correspondem respectivamente à duração e frequência em que ocorrem as interrupções ao fornecimento de energia elétrica, das concessionárias, em relação aos limites estabelecidos para esses indicadores. O ranking é um instrumento que incentiva as concessionárias a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço, sendo publicado anualmente desde 2012.

Para a DMED, o resultado é um reflexo de todas as ações planejadas e executadas ao longo do tempo. “Existe uma grande preocupação por parte da distribuidora em realizar investimentos na rede de distribuição, bem como a melhoria da operação e manutenção da rede, através de manutenções programadas e preventivas”, explica Marco César de Oliveira, Diretor Técnico.

No último período avaliado para a ANEEL, o destaque é para a realização de obras para expansão da rede, conforme apontado por Richard Bueno, da Gerência de Distribuição. “Acompanhando o crescimento e as necessidades do município, temos realizado o remanejamento na rede de distribuição de circuitos alimentadores, reforçando o sistema elétrico de potência com obras de grande porte, como a SE Distrito e linha de transmissão que alimentará esse circuito, previstas para entrar em operação no final deste ano”, finaliza.

 

Por | Assessoria de Comunicação – DME Poços de Caldas

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Conheça o projeto de visitas técnicas escolares “DME mais perto de você”

A novidade é uma parceria entre DME e Secretaria Municipal de Educação

Publicado

em

Foto: Divulgação DMEPC

Neste mês, teve início o programa “DME mais perto de você”, o qual consiste na realização de visitas escolares nas usinas hidrelétricas da DME. Este projeto está sendo realizado com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, abrangendo a rede pública municipal de ensino.

A primeira visita foi realizada no último dia 12, com os alunos do oitavo ano do CAIC Professor Arino Ferreira Pinto, na UHE Walther Rossi (Antas II).

As visitas serão realizadas a cada 15 dias, no período da manhã, com grupos de até 40 alunos, acompanhados de pelo menos dois professores, além da equipe da DME, ficando a cargo da Secretaria Municipal de Educação a escolha das escolas visitantes.

Foto: Divulgação DMEPC

“É uma forma de nos aproximarmos da comunidade, apresentando aos alunos como é o processo de geração de energia elétrica e todos os desafios que esta atividade proporciona. A atividade visa também, conscientizar os jovens sobre o consumo consciente, fornecendo dicas de segurança e economia, além de reforçar a importância da DME para Poços de Caldas”, detalha José Carlos Vieira, Presidente da DME.

Para 2024, foram definidas 19 visitas, atendendo ao cronograma definido com a Secretaria de Educação.

Por | Assessoria de Comunicação – DME Poços de Caldas

Continuar Lendo

Poços de Caldas

PUC Minas Poços de Caldas oferece 48 Oficinas de Extensão gratuitas à população

Inscrições abertas para cursos de curta duração em diversas áreas, com ofertas de março a junho de 2024

Publicado

em

Imagem: Divulgação

Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Extensão oferecidas pela PUC Minas Poços de Caldas no primeiro semestre de 2024. Dando continuidade à tradição de levar capacitações gratuitas à população a cada novo período letivo, a Universidade preparou 48 cursos de rápida duração que serão ministrados por professores qualificados, apresentando conhecimentos sobre as mais diversas áreas das ciências biológicas, exatas e humanas.

As oficinas são abertas tanto aos membros da comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários) quanto à população de Poços de Caldas e região, mediante inscrição prévia, sem qualquer custo. Os interessados devem se cadastrar pelo site oficinas.pucpcaldas.br, onde estão listadas todas as oficinas do semestre, com datas, horários e locais das aulas.

Saúde, tecnologia, empreendedorismo, produção de conteúdo, educação, sustentabilidade e esporte são alguns dos assuntos que serão abordados. É importante observar, na descrição de cada oferta, se há pré-requisitos ou se a oficina em questão é direcionada a estudantes de alguma área específica. Na maior parte dos casos, não são exigidos conhecimentos prévios, de modo que qualquer pessoa pode se inscrever e ter acesso a conhecimentos produzidos na Universidade de forma simples e acessível.

Em caso de dúvidas, o setor de Extensão do Campus está à disposição para prestar esclarecimentos pelo telefone/WhatsApp (35) 3729-9246, de segunda a sexta, das 8h às 13h e das 14h às 17h.

Por | Assessoria de Imprensa – PUC Minas Poços de Caldas

Continuar Lendo

Em Alta

...