Conecte-se conosco

Poços de Caldas

Workshop do Crea-MG debate como cidades inteligentes melhoram qualidade de vida

Publicado

em

Foto: Divulgação

A projeção da população mundial para o ano de 2030 é de 8,5 bilhões e, para 2050, de 9,7 bilhões de pessoas, segundo relatório Perspectivas da População Mundial 2022, divulgado em julho deste ano pela ONU.  Os problemas inerentes a uma cidade populosa vão desde trânsito, destinação de lixo, uso de energia e água, até oferta suficiente de serviços públicos. Preparar-se para lidar com esses desafios é uma necessidade que precisa ser planejada. Neste contexto, as cidades inteligentes surgem como alternativa. Tradução da expressão em inglês smart cities, esse é um conceito baseado no uso da tecnologia para promover o bem-estar dos habitantes e o desenvolvimento socioeconômico, a partir de investimentos em mobilidade, qualidade de vida, sustentabilidade e governança.

Esse será o assunto principal do workshop Desenvolvimento Econômico Regional, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), em Santa Rita do Sapucaí, no dia 09 de novembro de 2022. O evento, aberto ao público, será realizado no auditório do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), às 15h, e vai contar com a presença de diversos segmentos da sociedade civil, além de conselheiros, inspetores e diretores do Conselho.

O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Fernando Borges, ressalta a importância desse tipo de iniciativa, que viabiliza a troca de conhecimento no intuito de promover o bem-estar social coletivo. “O Vale da Eletrônica, como é conhecida Santa Rita do Sapucaí, é o lugar ideal para discutir como as cidades inteligentes podem ajudar o dia a dia das pessoas. Esse é um dos principais polos de tecnologia do país, que reúne diversas empresas e profissionais renomados, além do Inatel, referência no ensino da tecnologia”, destaca Lucio.

O Diretor de Relações Institucionais do Crea-MG, engenheiro eletricista Bruno Oliveira Monteiro, que também é professor do Inatel, vê a realização do evento como uma oportunidade de discutir como as novas tecnologias podem beneficiar ainda mais a população. Um exemplo é a tecnologia 5G, que começa a chegar às regiões do país e será determinante para a transformação das cidades inteligentes. “A quinta geração de rede de internet móvel permitirá maior volume de equipamentos conectados com melhor tempo de resposta do sistema. Significa que agora não tenho a conexão simplesmente do meu telefone com outro, mas, sim também com equipamentos, a chamada internet das coisas. Todos esses equipamentos conectados vão gerar um grande volume de dados. Essas informações vão poder, por exemplo, criar um certo tipo de serviço de saúde para determinado bairro que tenha uma demanda maior de uma ocorrência específica. Então, uma série de atividades podem surgir beneficiando a própria cidade”, ressalta Bruno.

Plenária – Ainda como parte das atividades do Crea-MG em Santa Rita do Sapucaí, será realizada, no dia 10 de novembro, a reunião Plenária, que ocorre, regularmente, em Belo Horizonte. O encontro vai reunir a diretoria e os conselheiros de todo o estado para deliberarem sobre assuntos envolvendo as profissões da engenharia, da agronomia e das geociências.

Serviço Workshop
Data: 09/11/2022
Horário: 15h
Local: Auditório do Inatel – Prédio I  – Av. João de Camargo, 510 – Santa Rita do Sapucaí.

 

Por | Ana Clara Machado – Assessoria de Imprensa – Crea-MG

Poços de Caldas

Genes Recessivos é atração do ‘Dia do Rock’ no Festival de Inverno neste sábado

Show no Parque Municipal é pautado em grandes hits do rock’n roll.

Publicado

em

Genes Recessivos / Foto: Divulgação

Neste sábado, 13 de julho, a banda Genes Recessivos se apresenta no Festival de Inverno de Poços de Caldas, com um show que integra a programação especial do ‘Dia do Rock’. A apresentação está marcada para às 20h30, no Parque Municipal Antônio Molinari, com entrada gratuita, marcando o início das atividades do festival que se estende até o dia 28 deste mês.

Neste show, a banda contempla um panorama da história mundial do gênero, promovendo difusão deste estilo e explorando diferentes vertentes. A banda promete um show explosivo, com muita energia, trazendo uma seleção de músicas dos gêneros do rock, pop e indie rock, passeando por várias décadas desde os anos 60 até sons mais contemporâneos. Genes Recessivos é conhecida por um repertório minucioso e apresentações únicas, que contam com momentos solos instrumentais e também incluem muitos medleys, em que os integrantes misturam diversas músicas e referências numa única sequência, marcando a originalidade da banda que tem mais de 20 anos de história.

Genes Recessivos / Foto: Divulgação

Genes Recessivos é formada por Gil Alves Vilela (guitarra e vocais), Guilherme Rampazzo ‘Alemão’ (contrabaixo e vocais), João Paulo Oliani ‘Fubá’ (vocais e guitarra) e Vinícius Soares Camargos (bateria e vocais), e este show tem produção de Chiara Carvalho / Carvalho Agência Cultural.

A programação do ‘Dia do Rock no Festival de Inverno’ conta com outros shows que acontecem ao longo do dia no Parque Municipal Antônio Molinari. Confira:

14h30 I Triozão Rock Elétrico

16h I Maverick Laurah

17h30 I The Morning View

19h I Banda Climatic

20h30 I Genes Recessivos

*entrada gratuita 

 

Para saber mais acompanhe as redes sociais @genesrecessivos e @carvalhoagenciacultural.

 

SERVIÇO

Genes Recessivos – Festival de Inverno de Poços de Caldas

Data: sábado, 13 de julho de 2024

Horário: 20h30

Local: Parque Municipal Antônio Molinari (Rua Senador Salgado Filho, s/n – Country Club)

 

Por | Chiara Carvalho – Carvalho Agência Cultural

Continuar Lendo

Poços de Caldas

ANEEL divulga início das entrevistas com os consumidores para o Prêmio IASC

Pesquisa é realizada desde 2000 e busca a opinião dos consumidores sobre as distribuidoras de energia elétrica.

Publicado

em

Foto: Divulgação DMEPC

Foi divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o início da etapa de campo da 25ª pesquisa para apuração do Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor – IASC 2024, cujo objetivo é avaliar, a partir da percepção do consumidor residencial, o grau de satisfação em relação ao serviço público de energia elétrica.

A empresa Qualitest Inteligência em Pesquisa é a responsável pelo trabalho, previsto para ser realizado no período de 05 de julho a 18 de outubro de 2024. A empresa aplicará questionários nos municípios sorteados, como é o caso de Poços de Caldas.

A pesquisa consiste em entrevistas individuais, realizadas pessoalmente, através de um questionário estruturado pela ANEEL. Cada entrevistador possui o documento “Nota de esclarecimento aos consumidores”, para apresentação aos entrevistados, o qual inclui a motivação da pesquisa e os contatos, para que os consumidores residenciais possam checar os dados do entrevistador. Lembrando que para esclarecer eventuais dúvidas, o consumidor pode entrar em contato pelo telefone 167 da ANEEL.

O Prêmio IASC visa destacar as distribuidoras mais eficientes, estimulando a melhoria contínua dos serviços. As empresas vencedoras recebem um troféu, um certificado e um selo de qualidade, o qual pode ser usado no material de divulgação. A DME Distribuição já foi reconhecida e premiada em edições anteriores.

 

Por | Assessoria de Comunicação – DME Poços de Caldas

Continuar Lendo

Poços de Caldas

DME Distribuição realiza plantio de mudas em área de preservação permanente na Barragem do Cipó

Entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, foi realizado o plantio de 7.500 mudas de espécies nativas.

Publicado

em

Foto: Divulgação DME

Foto: Divulgação DME

Foto: Divulgação DME

Em cumprimento à condicionante ambiental, prevista na Licença de Operação da Barragem Lindolpho Pio da Silva Dias (Cipó), foi apresentado o Projeto Técnico de Reconstituição da Flora (PTRF), visando a recuperação ambiental de 42,09 hectares de Área de Preservação Permanente (APP). Desta forma, a DME Distribuição realizou a contratação de empresa para a prestação de serviços de plantio e manutenção de espécies nativas, sendo programado o plantio de 15.000 mudas ao longo deste ano.

“Até o momento, a primeira etapa do projeto foi concluída, com o plantio de 7.500 mudas. A empresa contratada está realizando agora, a manutenção, para garantir o pleno desenvolvimento da vegetação. O restante do plantio deverá ser executado entre novembro e dezembro”, explica Fábio Zincone, da Assessoria de Meio Ambiente.

As atividades executadas incluem ainda: demarcação da área do plantio, preparo do solo, espaçamento e alinhamento, combate a formigas, controle de espécies vegetais invasoras, coveamento, adubação e, quando necessário, replantio.

 

Por | Assessoria de Comunicação – DME Poços de Caldas

Continuar Lendo

Em Alta

...