Conecte-se conosco

Poços de Caldas

Workshop do Crea-MG debate como cidades inteligentes melhoram qualidade de vida

Publicado

em

Foto: Divulgação

A projeção da população mundial para o ano de 2030 é de 8,5 bilhões e, para 2050, de 9,7 bilhões de pessoas, segundo relatório Perspectivas da População Mundial 2022, divulgado em julho deste ano pela ONU.  Os problemas inerentes a uma cidade populosa vão desde trânsito, destinação de lixo, uso de energia e água, até oferta suficiente de serviços públicos. Preparar-se para lidar com esses desafios é uma necessidade que precisa ser planejada. Neste contexto, as cidades inteligentes surgem como alternativa. Tradução da expressão em inglês smart cities, esse é um conceito baseado no uso da tecnologia para promover o bem-estar dos habitantes e o desenvolvimento socioeconômico, a partir de investimentos em mobilidade, qualidade de vida, sustentabilidade e governança.

Esse será o assunto principal do workshop Desenvolvimento Econômico Regional, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), em Santa Rita do Sapucaí, no dia 09 de novembro de 2022. O evento, aberto ao público, será realizado no auditório do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), às 15h, e vai contar com a presença de diversos segmentos da sociedade civil, além de conselheiros, inspetores e diretores do Conselho.

O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Fernando Borges, ressalta a importância desse tipo de iniciativa, que viabiliza a troca de conhecimento no intuito de promover o bem-estar social coletivo. “O Vale da Eletrônica, como é conhecida Santa Rita do Sapucaí, é o lugar ideal para discutir como as cidades inteligentes podem ajudar o dia a dia das pessoas. Esse é um dos principais polos de tecnologia do país, que reúne diversas empresas e profissionais renomados, além do Inatel, referência no ensino da tecnologia”, destaca Lucio.

O Diretor de Relações Institucionais do Crea-MG, engenheiro eletricista Bruno Oliveira Monteiro, que também é professor do Inatel, vê a realização do evento como uma oportunidade de discutir como as novas tecnologias podem beneficiar ainda mais a população. Um exemplo é a tecnologia 5G, que começa a chegar às regiões do país e será determinante para a transformação das cidades inteligentes. “A quinta geração de rede de internet móvel permitirá maior volume de equipamentos conectados com melhor tempo de resposta do sistema. Significa que agora não tenho a conexão simplesmente do meu telefone com outro, mas, sim também com equipamentos, a chamada internet das coisas. Todos esses equipamentos conectados vão gerar um grande volume de dados. Essas informações vão poder, por exemplo, criar um certo tipo de serviço de saúde para determinado bairro que tenha uma demanda maior de uma ocorrência específica. Então, uma série de atividades podem surgir beneficiando a própria cidade”, ressalta Bruno.

Plenária – Ainda como parte das atividades do Crea-MG em Santa Rita do Sapucaí, será realizada, no dia 10 de novembro, a reunião Plenária, que ocorre, regularmente, em Belo Horizonte. O encontro vai reunir a diretoria e os conselheiros de todo o estado para deliberarem sobre assuntos envolvendo as profissões da engenharia, da agronomia e das geociências.

Serviço Workshop
Data: 09/11/2022
Horário: 15h
Local: Auditório do Inatel – Prédio I  – Av. João de Camargo, 510 – Santa Rita do Sapucaí.

 

Por | Ana Clara Machado – Assessoria de Imprensa – Crea-MG

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Poços de Caldas

Tradicional Instrumental no Parque acontece neste domingo em Poços de Caldas

Shows gratuitos no Parque Antônio Molinari enaltecem a música brasileira.

Publicado

em

Foto: Divulgação

Neste domingo, 22 de janeiro, acontece o tradicional Instrumental no Parque, que vem fomentando o cenário da música instrumental brasileira com a participação de artistas e Poços de Caldas e outras cidades do Brasil. A ação gratuita acontece a partir das 10h, no Parque Municipal Antônio Molinari, localizado no Country Club, região oeste da cidade.

Na programação, Eduardo Sueitt (curador e baterista) convida os instrumentistas Deivid Santos (guitarra), Raphael du Valle (baixo), Henrique Borges (sax) e Rodrigo de Almeida (teclados). Os músicos prometem uma homenagem à música de Minas Gerais, com repertório especialmente arranjado, apresentando composições de Milton Nascimento, Toninho Horta, entre outros.

Também está previsto um show intimista do duo Jorge Viviani (violão) e Leonardo Faria (flauta), trazendo um repertório de compositores brasileiros.

Foto: Divulgação

Além disso, DJ Fubá é responsável pela discotecagem, com um set especialmente selecionado para a manhã de domingo no parque.

A proposta vem sendo realizada desde 2016 na cidade, promovendo a valorização e a divulgação da música instrumental brasileira nos seus inúmeros gêneros e estilos, e já cativou o público, que tem acesso ao mesmo tempo a obras produzidas por grandes nomes do país e também ao autoral dos artistas que se apresentam.

A ação é um convite para famílias e amantes da música instrumental brasileira aproveitarem uma agradável manhã de domingo no parque, levando cangas e cestas de piqueniques, em uma semana em que as chuvas têm dado trégua.

O Instrumental no Parque é uma realização da Carvalho Agência Cultural, com produção de Chiara Carvalho, viabilizada através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, contando com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura de Poços de Caldas e incentivo da empresa Ouro Mix Concreto Usinado

 

Para saber mais acompanhe as redes sociais @carvalhoagenciacultural.

 

INSTRUMENTAL NO PARQUE

Data: domingo, 22 de janeiro de 2023

Horário: a partir das 10h

Local: Parque Municipal Antônio Molinari (Jardim Country Club, s/n, Poços de Caldas)

*gratuito

 

Por | Chiara Carvalho – Carvalho Agência Cultural

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Viola & Acordeon se apresenta no Museu neste domingo

Duo realiza a primeira apresentação de 2023

Publicado

em

Viola & Acordeon se apresenta no Museu neste domingo
Foto: Divulgação

Os músicos Anderson Martins e Milton Leite se apresentam neste domingo, (8), no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, às 10h30, com entrada gratuita.

Passeando pela sonoridade da música brasileira, os músicos propagam a cultura popular e a diversidade cultural do país, apresentando um repertório com músicas regionais referente ao estilo raiz mesclados com outros gêneros, como samba, pop rock e MPB, além de canções autorais, buscando promover a autenticidade dos instrumentos viola e acordeom.

Anderson Martins comenta: “Estamos animados em começar o ano com esta apresentação no Museu, que é um espaço muito significativo para a memória da cidade. Poder levar a música regional, nossa tradição, para diferentes locais da cidade tem sido gratificante e para agradar todos os públicos, propomos um passeio por diferentes sons do Brasil, indo desde a música raiz até sons mais modernos, destacando a sonoridade peculiar e característica da Viola e do Acordeon, que juntos produzem uma fusão perfeita. “

O projeto é viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas e tem como empresa incentivadora o hotel Ibis Poços de Caldas, além do apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura, com produção da Carvalho Agência Cultural.

Para conhecer mais sobre o trabalho acompanhe as redes sociais @andersonmartinscantor e @miltongleite.

 

VIOLA & ACORDEON 

Data: domingo, 8 de janeiro de 2023

Horário: 10h30

Local: Museu Histórico e Geográfico, Centro, Poços de Caldas

Gratuito

 

Por | Alyson Dias – Carvalho Agência Cultural

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Eventos esportivos vão agitar este começo de ano

Publicado

em

cross country brasi
Campeonato Sul-Americano de Cross Country acontece no dia 22 / Foto: Divulgação PMPC

O calendário esportivo local vai começar este ano com o Campeonato Sul-Americano de Cross Country, que acontece no dia 22, e terá participação dos principais corredores da modalidade da América do Sul. No dia 29, é a vez da Volta ao Cristo e, no dia 5 de fevereiro, acontece a Prova Ciclística da Comarca.

É a primeira vez que Poços de Caldas sedia o Sul-Americano de Cross Country. Segundo o secretário municipal de Esportes, Fernando Santos, a cidade se prepara para receber mais um grande evento esportivo. “Teremos atletas de todo o mundo e Poços de Caldas está preparada para esse momento”.

O Sul-Americano é seletivo para o Mundial, que ocorre na Austrália em fevereiro. Foram chamados 37 atletas que se destacaram na Copa Brasil. Além disso, está prevista a participação de centenas de atletas do restante do continente.

Volta ao Cristo

Volta ao Cristo chega a 40ª edição e será realizada no dia 29 / Foto: Divulgação PMPC

Volta ao Cristo

Uma das provas mais difíceis do país, a Volta ao Cristo Unimed chega à 40ª edição. Cerca de dois mil atletas vão percorrer as ruas de Poços no último domingo de janeiro rumo à Serra de São Domingos, atingindo a altitude de 1.686 metros acima do nível do mar. As inscrições estão podem ser feitas no site da Runner Brasil.

Prova Ciclística da Comarca

Este ano, Prova Ciclística da Comarca acontece no dia 5 de fevereiro / Foto: Divulgação PMPC

Prova Ciclística da Comarca

Válida como etapa inicial da Média Paulista de Ciclismo, a 62ª Prova Ciclística da Comarca volta a ser realizada após o período de pandemia. No dia 5 do próximo mês, ciclistas vão pedalar nas imediações da Prefeitura, onde acontece a largada e a chegada, em diversas categorias como Elite, Master e Juvenil. A competição é uma parceria com a Federação Paulista de Ciclismo.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Em Alta

...