Conecte-se conosco

Poços de Caldas

Workshop do Crea-MG debate como cidades inteligentes melhoram qualidade de vida

Publicado

em

Foto: Divulgação

A projeção da população mundial para o ano de 2030 é de 8,5 bilhões e, para 2050, de 9,7 bilhões de pessoas, segundo relatório Perspectivas da População Mundial 2022, divulgado em julho deste ano pela ONU.  Os problemas inerentes a uma cidade populosa vão desde trânsito, destinação de lixo, uso de energia e água, até oferta suficiente de serviços públicos. Preparar-se para lidar com esses desafios é uma necessidade que precisa ser planejada. Neste contexto, as cidades inteligentes surgem como alternativa. Tradução da expressão em inglês smart cities, esse é um conceito baseado no uso da tecnologia para promover o bem-estar dos habitantes e o desenvolvimento socioeconômico, a partir de investimentos em mobilidade, qualidade de vida, sustentabilidade e governança.

Esse será o assunto principal do workshop Desenvolvimento Econômico Regional, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), em Santa Rita do Sapucaí, no dia 09 de novembro de 2022. O evento, aberto ao público, será realizado no auditório do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), às 15h, e vai contar com a presença de diversos segmentos da sociedade civil, além de conselheiros, inspetores e diretores do Conselho.

O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Fernando Borges, ressalta a importância desse tipo de iniciativa, que viabiliza a troca de conhecimento no intuito de promover o bem-estar social coletivo. “O Vale da Eletrônica, como é conhecida Santa Rita do Sapucaí, é o lugar ideal para discutir como as cidades inteligentes podem ajudar o dia a dia das pessoas. Esse é um dos principais polos de tecnologia do país, que reúne diversas empresas e profissionais renomados, além do Inatel, referência no ensino da tecnologia”, destaca Lucio.

O Diretor de Relações Institucionais do Crea-MG, engenheiro eletricista Bruno Oliveira Monteiro, que também é professor do Inatel, vê a realização do evento como uma oportunidade de discutir como as novas tecnologias podem beneficiar ainda mais a população. Um exemplo é a tecnologia 5G, que começa a chegar às regiões do país e será determinante para a transformação das cidades inteligentes. “A quinta geração de rede de internet móvel permitirá maior volume de equipamentos conectados com melhor tempo de resposta do sistema. Significa que agora não tenho a conexão simplesmente do meu telefone com outro, mas, sim também com equipamentos, a chamada internet das coisas. Todos esses equipamentos conectados vão gerar um grande volume de dados. Essas informações vão poder, por exemplo, criar um certo tipo de serviço de saúde para determinado bairro que tenha uma demanda maior de uma ocorrência específica. Então, uma série de atividades podem surgir beneficiando a própria cidade”, ressalta Bruno.

Plenária – Ainda como parte das atividades do Crea-MG em Santa Rita do Sapucaí, será realizada, no dia 10 de novembro, a reunião Plenária, que ocorre, regularmente, em Belo Horizonte. O encontro vai reunir a diretoria e os conselheiros de todo o estado para deliberarem sobre assuntos envolvendo as profissões da engenharia, da agronomia e das geociências.

Serviço Workshop
Data: 09/11/2022
Horário: 15h
Local: Auditório do Inatel – Prédio I  – Av. João de Camargo, 510 – Santa Rita do Sapucaí.

 

Por | Ana Clara Machado – Assessoria de Imprensa – Crea-MG

Poços de Caldas

DMED fica em 4º lugar no ranking da ANEEL divulgado no dia do consumidor

O resultado demonstra o desempenho das distribuidoras na continuidade do fornecimento de energia elétrica em 2023

Publicado

em

Foto: Divulgação DMEPC

A DME Distribuição (DMED) aparece em 4º lugar no Desempenho Global de Continuidade (DGC), entre as concessionárias de menor porte, sendo considerada ainda a distribuidora que mais evoluiu em 2023, com o avanço de sete posições em relação à divulgação do ano passado. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) avaliou todas as concessionárias do país no período de janeiro a dezembro de 2023, divididas em dois grupos: concessionárias de grande porte, com número de unidades consumidoras maior que 400 mil; e concessionárias de menor porte, com o número de unidades consumidoras menor ou igual a 400 mil.

Imagem: Divulgação DMEPC

A classificação foi elaborada a partir da comparação dos valores apurados de DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), o que correspondem respectivamente à duração e frequência em que ocorrem as interrupções ao fornecimento de energia elétrica, das concessionárias, em relação aos limites estabelecidos para esses indicadores. O ranking é um instrumento que incentiva as concessionárias a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço, sendo publicado anualmente desde 2012.

Para a DMED, o resultado é um reflexo de todas as ações planejadas e executadas ao longo do tempo. “Existe uma grande preocupação por parte da distribuidora em realizar investimentos na rede de distribuição, bem como a melhoria da operação e manutenção da rede, através de manutenções programadas e preventivas”, explica Marco César de Oliveira, Diretor Técnico.

No último período avaliado para a ANEEL, o destaque é para a realização de obras para expansão da rede, conforme apontado por Richard Bueno, da Gerência de Distribuição. “Acompanhando o crescimento e as necessidades do município, temos realizado o remanejamento na rede de distribuição de circuitos alimentadores, reforçando o sistema elétrico de potência com obras de grande porte, como a SE Distrito e linha de transmissão que alimentará esse circuito, previstas para entrar em operação no final deste ano”, finaliza.

 

Por | Assessoria de Comunicação – DME Poços de Caldas

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Conheça o projeto de visitas técnicas escolares “DME mais perto de você”

A novidade é uma parceria entre DME e Secretaria Municipal de Educação

Publicado

em

Foto: Divulgação DMEPC

Neste mês, teve início o programa “DME mais perto de você”, o qual consiste na realização de visitas escolares nas usinas hidrelétricas da DME. Este projeto está sendo realizado com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, abrangendo a rede pública municipal de ensino.

A primeira visita foi realizada no último dia 12, com os alunos do oitavo ano do CAIC Professor Arino Ferreira Pinto, na UHE Walther Rossi (Antas II).

As visitas serão realizadas a cada 15 dias, no período da manhã, com grupos de até 40 alunos, acompanhados de pelo menos dois professores, além da equipe da DME, ficando a cargo da Secretaria Municipal de Educação a escolha das escolas visitantes.

Foto: Divulgação DMEPC

“É uma forma de nos aproximarmos da comunidade, apresentando aos alunos como é o processo de geração de energia elétrica e todos os desafios que esta atividade proporciona. A atividade visa também, conscientizar os jovens sobre o consumo consciente, fornecendo dicas de segurança e economia, além de reforçar a importância da DME para Poços de Caldas”, detalha José Carlos Vieira, Presidente da DME.

Para 2024, foram definidas 19 visitas, atendendo ao cronograma definido com a Secretaria de Educação.

Por | Assessoria de Comunicação – DME Poços de Caldas

Continuar Lendo

Poços de Caldas

PUC Minas Poços de Caldas oferece 48 Oficinas de Extensão gratuitas à população

Inscrições abertas para cursos de curta duração em diversas áreas, com ofertas de março a junho de 2024

Publicado

em

Imagem: Divulgação

Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Extensão oferecidas pela PUC Minas Poços de Caldas no primeiro semestre de 2024. Dando continuidade à tradição de levar capacitações gratuitas à população a cada novo período letivo, a Universidade preparou 48 cursos de rápida duração que serão ministrados por professores qualificados, apresentando conhecimentos sobre as mais diversas áreas das ciências biológicas, exatas e humanas.

As oficinas são abertas tanto aos membros da comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários) quanto à população de Poços de Caldas e região, mediante inscrição prévia, sem qualquer custo. Os interessados devem se cadastrar pelo site oficinas.pucpcaldas.br, onde estão listadas todas as oficinas do semestre, com datas, horários e locais das aulas.

Saúde, tecnologia, empreendedorismo, produção de conteúdo, educação, sustentabilidade e esporte são alguns dos assuntos que serão abordados. É importante observar, na descrição de cada oferta, se há pré-requisitos ou se a oficina em questão é direcionada a estudantes de alguma área específica. Na maior parte dos casos, não são exigidos conhecimentos prévios, de modo que qualquer pessoa pode se inscrever e ter acesso a conhecimentos produzidos na Universidade de forma simples e acessível.

Em caso de dúvidas, o setor de Extensão do Campus está à disposição para prestar esclarecimentos pelo telefone/WhatsApp (35) 3729-9246, de segunda a sexta, das 8h às 13h e das 14h às 17h.

Por | Assessoria de Imprensa – PUC Minas Poços de Caldas

Continuar Lendo

Em Alta

...